PV lança campanha contra aquecimento global


19/04/2007 11:54

Compartilhar:


No próximo sábado, 21/4, a partir das 9h, o Partido Verde fará o lançamento nacional da campanha Brasil no Clima, que tem como objetivo pressionar o governo federal a fixar metas para reduzir a emissão de gases poluentes responsáveis pelo efeito estufa. O PV pretende reunir dirigentes, parlamentares, militantes e simpatizantes numa grande caminhada na capital.

A concentração será no Parque Trianon, na avenida Paulista. A caminhada seguirá pela rua Augusta em direção ao Anhangabaú, onde será feita uma manifestação contra o aquecimento global. As executivas estadual e municipal do partido mobilizaram todos os diretórios zonais. Grupos de militantes do interior do Estado também deverão participar do evento.

Para o presidente nacional do Partido Verde, José Luiz Penna, o Brasil precisa fazer parte da mobilização planetária contra o aquecimento global. "Nossa reivindicação é simples: o governo Lula deve estabelecer metas de redução já, para o período até 2012, quando o Protocolo de Kyoto será substituído por um novo acordo internacional. Elas devem ser fixadas soberanamente pelo Brasil, após um debate público e transparente", avalia Penna.

Pelo Protocolo de Kyoto, lembra o dirigente do PV, o Brasil não tem, atualmente, obrigação de diminuir a emissão de gases poluentes, diferentemente do que ocorre com os países mais ricos. "Combate ao desmatamento e às queimadas na Amazônia, fim dos lixões e adoção de energia limpa e renovável são algumas das medidas defendidas pelo Partido Verde para conter o aquecimento global", ele afirma.

No Rio de Janeiro, a campanha Brasil no Clima será lançada com uma caminhada do Leblon ao Leme, a partir das 10h do dia 22/4.

lidpv@al.sp.gov.br

alesp