PT estadual e municipal definem estratégia


28/04/2005 10:02

Compartilhar:


A definição de uma estratégia comum para o enfrentamento ao PSDB em São Paulo " o governador Geraldo Alckmin no Estado e José Serra na prefeitura da capital " foi discutida em 27/4, em reunião conjunta dos integrantes das bancadas e das executivas Estadual e Municipal do Partido dos Trabalhadores.

Segundo Renato Simões, líder do PT na Assembléia Legislativa, o partido fará uma oposição dura e consistente. "O que está em jogo é a disputa pelo poder nacional e o combate ao anti-Lula", destacou o deputado.

Na reunião foi decidida a formação de um grupo coordenado por Paulo Frateschi, Ítalo Cardoso " respectivamente, presidentes dos diretórios estadual e municipal ", Renato Simões e João Antonio (líder da bancada petista na Câmara Municipal paulistana), com a tarefa de organizar, monitorar e compartilhar com a direção nacional os encaminhamentos dos trabalhos de oposição aos tucanos.

Uma das constatações desse primeiro encontro foi o descumprimento das promessas de campanha eleitoral do prefeito José Serra, sobre as parcerias com o governador do Estado. "A integração do sistema ônibus/metrô, através do bilhete único, a construção de piscinões, recapeamento das marginais dos rios Pinheiros e Tietê são alguns dos compromissos que estão sendo desmentidos pelos fatos, e cancelados pela ação política do prefeito", avaliou Ítalo Cardoso.

Desconstrução do governo do PT

Renato Simões lembrou que, nesses primeiros meses da administração Serra, "a população da capital tem assistido ao cancelamento das promessas de campanha e ao desmonte das políticas públicas implementadas pela ex-prefeita Marta Suplicy. O sucateamento dos CEUs, o esvaziamento dos telecentros, o aumento da tarifa de ônibus, a desarticulação dos conselhos municipais e das subprefeituras são algumas das medidas orquestradas pelo PSDB, para desconstruir as realizações e administração do PT na cidade, concluída com a classificação de 48% de ótimo na avaliação da população".

Acomodações tucanas

O envolvimento dos formadores de opinião na avaliação dos movimentos políticos dos tucanos no Estado também foi uma das metas traçadas na reunião. De acordo com os participantes do encontro, o estilo autoritário e centralizador de governar é um dos pontos em comum no modus operandi do PSDB, apesar das disputas pelo poder partidário entre o governador e o prefeito. "A acomodação de ex-prefeitos do interior nas subprefeituras é uma clara demonstração da movimentação de Serra na disputa pelo comando do partido no Estado, e uma das nossas tarefas é denunciar esse rateio do poder através da máquina pública", enfatizou Simões.

lidpt@al.sp.gov.br

alesp