Série de debates sobre problemas vividos pelos jovens tem início nesta quarta-feira

Turco Loco promove uma série de encontros e abre espaço para reflexão a respeito de temas sobre a juventude
13/05/2002 17:47

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Por iniciativa do deputado Alberto "Turco Loco" Hiar (PSDB), tem início nesta quarta-feira, 15/5, a partir das 19 horas, uma série de 12 encontros para reflexão e debate sobre problemas que afetam diretamente a juventude do Estado de São Paulo. Dentro do projeto Cidadania, eu quero uma pra viver os encontros, a serem realizados na Assembléia Legislativa entre 15 de maio e 25 de setembro, vão contar com a participação de convidados especialmente representativos. A intenção é do deputado é traçar um amplo painel dos desafios enfrentados pelos jovens, levando-os a pensar e a propor políticas públicas. "Pretende-se que ao final de cada reunião os jovens apresentem propostas sobre os temas debatidos, que posteriormente poderão ser publicadas para conhecimento dos cidadãos comuns e políticos", explica.

Foram os dados estatísticos a que teve acesso e estudou com paciência que motivaram o parlamentar e o convenceram da importância do projeto.

Na próxima quarta-feira o tema a ser debatido é O Jovem e suas tribos, com a participação já confirmada de Ione Mendes, coordenadora da pesquisa Dossiê MTV, e do músico Simoninha, entre outros.

/N+/Números que impressionam/N-/

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) classifica como "jovem" a população entre 15 e 24 anos, que soma 31.088.484 pessoas e representa 19,8% da população do Brasil. Segundo projeções, essa população, que sofre da mesma desigualdade econômica e social que atinge todo o país, não deve apresentar crescimento nos próximos 10 anos.

Este estudo revela que, em 1980, os jovens brancos correspondiam a 54,7% das pessoas da mesma faixa etária e os negros a 44,8%. Já em 1991, os brancos eram 49,2% (0,2% de crescimento) e os negros, 50,5% (crescimento de 2,3%).

A maior causa de morte entre jovens é a chamada "causa externa", isto é, homicídios e acidentes, com o primeiro representando quase 75% dos óbitos, dos quais apenas 32% ocorrem durante assaltos ou são premeditados. Mas 64% dos homicídios estão relacionados com o consumo de álcool ou de outras drogas. O perfil típico da vítima de arma de fogo no Brasil é o do jovem entre 15 e 24 anos de idade, morador de periferia de cidade grande, desempregado, que não concluiu o ciclo básico de ensino.

No conjunto do país, 25% dos habitantes podem ser considerados abaixo da linha da pobreza, já que vivem em famílias com até um salário mínimo de renda "per capita". Enquanto o rendimento médio dos 10% mais ricos é de R$ 2.477,61, correspondentes a 19 salários mínimos.

Estes números mostraram a Turco Loco que, a exemplo do que ocorre com toda a sociedade brasileira, a juventude do país está dividida pelo abismo social que separa ricos e pobres. O desafio para o Estado é propor políticas públicas para todos os jovens, considerando prioritários para investimento aqueles que estão completamente desassistidos e à mercê da criminalidade e das drogas. Os desafios enfrentados pela juventude têm características específicas e ninguém melhor que os próprios jovens, auxiliados por especialistas, para dizer o que esperam do poder público e o futuro que esperam para São Paulo e o Brasil.

alesp