Conselho da Comunidade Negra comemora 25 anos


19/05/2009 11:40

Compartilhar:


O deputado Milton Flávio participou nesta segunda-feira, 18/5, na Secretaria da Justiça e da defesa da Cidadania, das comemorações pelos 25 anos da criação do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, idealizado e criado durante o governo Franco Montoro.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o secretário adjunto da Justiça do Estado, Izaias Santana, o secretário de Relações Institucionais, José Henrique Reis Lobo e da presidenta do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo, Elisa Lucas Rodrigues.

Esse Conselho é o primeiro órgão público voltado para atuação na defesa dos direitos da população negra e é reconhecido pela seu histórico, construído ao longo destes 25 anos na defesa de movimentos anti-racistas.

Milton Flávio crê que "o combate ao racismo tem que ser feito no dia a dia, na luta cotidiana pelo direito igualitário". Ele elogiou o movimento e seus membros, lembrando que os 25 anos de luta e de vitória é pouco pela imensa vilania que atingiu a maioria dos negros deste país. O deputado também lembrou do ex-governador Franco Montoro, criador do Conselho há 25 anos. Declarou também que são poucos os políticos que estão mais empenhados com a diversidade do que o atual governador.

O parlamentar espera que a Fiesp apóie as empresas para que adquiram o selo diversidade, adiantando que faria uma indicação ao governador José Serra para que determine, junto aos órgãos competentes, a elaboração de estudos no sentido de incluir como diferencial nos pregões, como critério de desempate, a empresa que tenha recebido o selo diversidade.

miltonflavio@al.sp.gov.br2010", acrescentou Lobato.

O AME faz parte de um programa de saúde lançado pelo governo Serra, em junho de 2007, com o objetivo de desafogar hospitais gerais, universitários e prontos-socorros. Ainda em Santa Isabel, o deputado conheceu o trabalho desenvolvido por uma comunidade de defesa da cultura afro brasileira, que tem o apoio da Pastoral Afro da cidade, sob coordenação do Padre Gabriel Gonzaga Bina. "É um trabalho muito importante para preservação, valorização e resgate da cultura africana, que tanta importância tem para a sociedade brasileira", afirma Lobato.

No município, o deputado também teve reuniões na Secretaria de Educação, de Governo e Saúde, colocando-se à disposição dos munícipes. "Como representante da região, também me coloco à disposição dos administradores de Santa Isabel para buscar investimentos do governo do Estado em benefício da população local".

padreafonso@al.sp.gov.br

alesp