Opinião - Ameaça à produção e à produtividade rural


08/12/2011 12:57

Compartilhar:


Lamentavelmente, as invasões de propriedades rurais por bandidos tornam-se cada vez mais constantes em Ribeirão Preto e região. A intranquilidade, diante de um quadro assustador, começa a fazer parte da rotina do produtor rural. O presidente do Sindicato Rural de Ribeirão Preto, Joaquim Augusto de Azevedo Souza, procurou-me para manifestar sua apreensão e, ao mesmo tempo, pedir-me reclamar do governo do Estado, com o respaldo de meu mandato legislativo, providências destinadas a restabelecer a tranquilidade do meio rural com a consequente desativação das quadrilhas organizadas que, infelizmente, agem livremente em nossa região.

As histórias de violência são arrepiantes: proprietários rurais são espancados e humilhados pelos meliantes, sem a mínima possibilidade de defesa.

Uma das últimas ações criminosas que chegaram ao meu conhecimento aconteceu no final da semana passada: cerca de dez bandidos, encapuzados, armados com metralhadoras e automáticas, invadiram uma propriedade rural de uma cidade vizinha à nossa, espalhando pânico e criando traumas irrecuperáveis. Chegaram ao cúmulo de apontar um revólver para a cabeça de uma criança de quatro anos como forma de intimidar os pais, num total desrespeito aos próprios sentimentos dessa família de trabalhadores rurais. Dessa propriedade, levaram três tratores e outros bens "um prejuízo por volta de R$ 600 mil ", reduzindo a pó todo o rendimento do seu proprietário nos últimos anos.

Indago: onde foram esses tratores? Cadê a policia rodoviária que deveria fiscalizar o trânsito desses veículos, acima de tudo, de grande e médio portes? Cadê a Polícia Civil, que não investiga e chega aos receptadores para os quais esses tratores são roubados? Falta, imagino, uma ação integrada envolvendo a Polícia Militar,a Polícia Civil e até mesmo a Polícia Federal...

A ação desses meliantes é extremamente danosa à produção e à produtividade rural. Ela desestimula, inibe e reduz o próprio ânimo de quem produz. Enquanto contra a ação, por exemplo, do MST sempre o produtor rural pode recorrer ao amparo da lei, não há lei que o proteja da violência e dos saques desses marginais...

Vou pedir ao governador Geraldo Alckmin e ao secretário da Segurança Publica, Antonio Ferreira Pinto, conhecido pela firmeza de sua liderança nessa área, um plano emergencial específico para coibir essa onda de crimes ora assolando as propriedades rurais de Ribeirão Preto e região. A produção e a produtividade agrícolas não podem prescindir de um clima de tranquilidade e de paz!

É dever do Estado, entendo, proteger o cidadão comum! Mais ainda, proteger o cidadão que trabalha, produz e ajuda a construir a prosperidade do nosso país!

Não podemos admitir que o produtor rural, o cidadão de bem, fique refém dessa violência inqualificável, porquanto o bandido não se contenta em roubar ou saquear a propriedade, tem, ainda, de violentar e humilhar suas vítimas, num claro desrespeito à própria dignidade humana.

Conforme pronunciamento recente que fiz da tribuna da Assembleia, o Brasil vive uma

época muito difícil na qual a violência toma conta de todas as cidades, atingindo tanto as grandes quanto as menores. E isso acontece por quê? Porque a Justiça, infelizmente, não funciona e grande parte dos agentes dessa violência generalizada acaba ficando em liberdade.

A impunidade funciona, no caso, como um estímulo à criminalidade; as penas para quem invade a propriedade alheia " seja ela rural ou urbana " devem ser severas e, realmente, inibidoras!



* Welson Gasparini é deputado estadual pelo PSDB e ex-prefeito de Ribeirão Preto

alesp