Moção trata de proteção ao meio ambiente


28/05/2007 20:39

Compartilhar:


O deputado Gilmaci Santos (PR) apresentou a Moção 32/2007, para que o poder público adote técnicas de ponta já existentes, em defesa do meio ambiente.

Para o deputado, embora tardem providências, a população aos poucos toma consciência dos males a que está sujeita, como poluição, degradação de recursos hídricos e aquecimento global.

Nessa esteira, Al Gore está em campanha mundial pela neutralização de carbono, com o documentário Uma verdade inconveniente, em que alerta para os danos que o efeito estufa causará ao planeta, pedindo medidas drásticas dos governantes para a redução da emissão de gases poluentes na atmosfera.

Para neutralizar os efeitos de 15 milhões de toneladas de gás carbônico (CO²) dispensadas por ano na atmosfera, seria necessário plantar 78 milhões de árvores ou 150 delas por minuto.

Há no mercado um produto que é um catalisador físico de tecnologia inovadora, pois altera as propriedades magnéticas das incrustações formadas por minerais a ponto de serem repelidas das tubulações que anteriormente as atraiam. Consiste num aparelho de alumínio ou plástico com células catalisadoras de cobre hermeticamente fechadas com prazo de validade.

A instalação dos catalisadores em chaminés industriais teria um resultado satisfatório num curtíssimo espaço de 24/48 horas. "É de fácil manutenção e não depende de gastos com eletricidade, combustível ou mão-de-obra", informou Gilmaci na justificativa.

gilmacisantos@al.sp.gov.br

alesp