Projeto de lei visa conscientização sobre fissuras labiopalatinas


06/02/2007 16:23

Compartilhar:


A fissura labiopalatina é uma das principais deformidades faciais. As crianças afetadas podem nascer somente com o lábio ou o palato ("céu da boca") atingidos; mas a maioria tem o lábio e o palato fissurados. No Brasil, estima-se que a fissura labiopalatina seja o terceiro defeito congênito facial mais freqüente. Os trabalhos realizados no país apontam para uma ocorrência de fissura labiopalatina para cada 600 a 650 habitantes.

Para enfrentar este grave problema de saúde pública, o deputado Carlos Neder (PT) apresentou projeto de lei (PL 6/07) com a finalidade de instituir a Semana Estadual de Educação, Conscientização e Orientação sobre a Fissura Labiopalatina. Elaborada com o apoio da Associação Brasileira de Fissuras Palatinas, a proposta é realizar nessa semana um conjunto de atividades envolvendo secretarias e universidades estaduais, associações e conselhos representantes das categorias afetas ao tema, na busca do enfrentamento deste problema.

Outro objetivo da semana é que os pais e as famílias dessas crianças sejam orientados de forma adequada na maternidade ou no atendimento pré-natal, com oportunidade de acesso à assistência prestada por equipes especializadas multiprofissionais, compostas por cirurgião-dentista bucomaxilofacial, odontopediatra, ortodontista, pediatra, cirurgião-plástico, geneticista, neonatologista, nutricionista, fonoaudióloga, psicólogo e outros especialistas necessários para o adequado tratamento.

carlosneder@al.sp.gov.br

alesp