Comitiva do parlamento da maior província da China visita a Assembléia


17/06/2004 19:53

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

A Comitiva da Assembléia Popular Nacional da província chinesa de Guangdong visitou nesta quinta-feira, 17/6, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sidney Beraldo. A visita de cortesia contou com a presença do vice-diretor geral do Gabinete da Assembléia Popular da Província de Guangdong, Hu Hongtian, com quem Sidney Beraldo conversou, trocando informações sobre a organização política, econômica e administrativa da província de Guangdong e do Estado de São Paulo.

Situada na parte sul da China, a província de Guangdong é a maior e mais produtiva região do país, contando com um parque industrial importante, além de ser responsável por 34% da exportação da China. O objetivo da visita, além da troca de informações, foi o estreitamento das relações entre as duas regiões, ambas as mais importantes de seus países.

Além de Hu Hongtian, compuseram a comitiva outros integrantes da Assembléia Popular da Província de Guangdong, entre eles, Huang Ping, diretor do Gabinete de Orçamento e Li Jianguo, assistente de pesquisa de Assuntos Estrangeiros. Participou também da visita o Cônsul Geral da República Popular da China em São Paulo, Shen Qing.

Para Beraldo, há muito o que aprender com a China, e mais ainda com a Província de Guangdong, cujo PIB, de 1978 para cá, aumentou em média 13,4% ao ano. "A China tem dado um exemplo de crescimento. Embora haja condições estruturais diferentes, é possível aprendermos com eles, especialmente no que diz respeito à exportação", declarou.

Sidney Beraldo e Hu Hongtian trocaram presentes, entre eles as medalhas dos parlamentos da província de Guangdong e do Estado de São Paulo.

alesp