Autoridades da Armênia visitam local onde será instalada escultura


05/02/2003 17:59

Compartilhar:


Da Assessoria

Acompanhados pelo ministro Achot Yeghiazarian, cônsul geral da República da Armênia em São Paulo, e de seu assessor Eduardo Tamdjian, estiveram no última terça-feira, 04/2, em visita às várias dependências da Assembléia Legislativa, o ministro Ruben Shakarian, chefe do Departamento de Administração do Ministério das Relações Exteriores Armênio, e o vice-prefeito e arquiteto geral da cidade de Yerevan, Narek Sargjian.

Recebidos por Emanuel von Lauenstein Massarani, superintendente do Patrimônio Cultural, os visitantes tiveram a oportunidade de verificar, também, o lugar onde será instalada a Cruz de Pedra, doada pelo Governo da Armênia ao Acervo Artístico da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

A escultura da Khatchkar, que já se encontra no porto de Santos, foi esculpida por Grigor Baghoumyan, notável escultor e artista popular da Armênia, cujas obras têm sido apresentadas em exposições em sua terra natal e em várias partes do mundo.

"Vale salientar - explicou o ministro Yeghiazarian - que a Armênia foi a primeira nação no mundo a adotar o cristianismo como religião oficial de Estado, no ano de 301 d.C. Em conseqüência, essa obra simboliza a fé milenar do povo armênio."

A escultura, que será colocada nas próximas semanas nos jardins existentes ao lado da caixa d´água do Palácio 9 de Julho, mede 3,20m de altura, por 0,64m e por 0,55m de diâmetro. "Sua face dianteira superior - detalhou o arquiteto Narek Sargjian - apresenta os dois segmentos da nação, a Armênia e a Diáspora".

A parte dianteira inferior simboliza a chama, que representa a luta eterna do povo armênio em prol da liberdade e de sua independência, revelando principalmente o Grande Genocídio de 1915, quando a vida dos armênios esteve ameaçada e sua Cruz da Fé foi incendiada.

Um lado da escultura representa a mulher armênia, ícone de pureza e alicerce da estrutura, e o lado oposto representa o homem, sua energia, a luta e a vitória.

alesp