Gonzaga anuncia novo programa social implementado pelo Estado

Segundo o deputado, Cadastro Pró-Social será a medida mais importante.
18/02/2003 17:36

Compartilhar:


Da Assessoria

O deputado Luiz Gonzaga Vieira (PSDB) anunciou a implantação de um conjunto de medidas, que serão implementadas pelo Governo do Estado, destinadas ao setor social. Os novos programas foram equacionados durante a reunião do Comitê de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.

Ao todo, três medidas darão início à nova política social de Geraldo Alckmin. A primeira consiste na criação de um cadastro, denominado de Pró-Social, que irá reunir informações sobre as famílias atendidas pelos programas do governo, pelas entidades assistências que atuam em parceria com o Estado e pelos projetos de desenvolvimento. Segundo Gonzaga, o objetivo desse cadastro é permitir uma convergência das ações sociais realizadas pelo governo de maneira direta ou indireta. "Podem haver casos em que famílias estejam sendo assistidas por mais de um programa e que outras fiquem excluídas dos projetos de inclusão social", complementa o parlamentar, que indica: "A própria Secretaria de Assistência Social será responsável pela coleta e organização dos dados".

Outra medida apresentada diz respeito à esfera habitacional: serão definidas ações para atender famílias instaladas em áreas consideradas de risco. Serão oferecidas moradias por meio da doação de terrenos pelas prefeituras, e o financiamento do material de construção que ficará a cargo do Executivo paulista. As casas deverão ser construídas em sistema de mutirão pelos próprios moradores.

A terceira medida envolve o desenvolvimento econômico nos 50 municípios paulistas que apresentaram menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Conforme Alckmin, o crescimento desses municípios será estimulado pelo fomento às atividades geradoras de emprego e renda. "Vamos incentivar o agronegócio, as pequenas empresas e o ecoturismo. Por outro lado, haverá investimento social com a implantação dos programas Saúde da Família e Renda Cidadã", afirmou o governador.

De acordo com Gonzaga, o projeto de desenvolvimento às cidades com menor IDH será coordenado pelo próprio vice-governador, Cláudio Lembo. O deputado salienta a importância das três medidas, entre as quais destaca a formação do cadastro. "Com esses dados poderemos mapear as reais necessidades da população do Estado e implementar um programa baseado em estatísticas. É um importante passo a ser dado pelo PSDB, que mostra, mais uma vez, preparo e capacidade na busca de soluções para o Estado".

alesp