Secretário da Habitação recebe reivindicações de deputado e prefeitos


08/03/2007 17:49

Compartilhar:


O deputado Mauro Bragato (PSDB) se reuniu na quarta-feira, 7/3, com o secretário estadual da Habitação e presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Lair Krähenbühl, na sede da Secretaria em São Paulo. Dezesseis prefeitos e duas ONGs da região de Presidente Prudente, mais os prefeitos de Assis e Tarumã, participaram do encontro, articulado pelo parlamentar.

O objetivo da reunião foi levar ao secretário as reivindicações dos líderes municipais na questão da habitação popular. Lair Krähenbühl colocou sua equipe para analisar os pedidos e se comprometeu a dar respostas ou apontar soluções em até 15 dias.

Os prefeitos ouviram o secretário falar sobre a nova linha de atuação da Secretaria da Habitação, com ênfase na regularização fundiária e na urbanização. Por orientação do governador José Serra, cerca de 60% dos esforços da secretaria serão voltados para esse trabalho, sem deixar, entretanto, de atender à necessidade de novas moradias.

Mauro Bragato lembrou que a secretaria deve levar em consideração a realidade da região de Prudente, eminentemente rural. Segundo ele, a população é compiosta por grande número de famílias de baixa renda, sendo que as que fazem parte dos programas da CDHU têm renda mensal entre 1 e 2 salários mínimos. O deputado completou dizendo que, em função dessas características, as reivindicações são direcionadas para obras de infra-estrutura e novas moradias em regime de mutirão.

Segundo Lair, a Secretaria da Habitação tem essa preocupação com as características regionais e zelo com a destinação de verbas. Os programas são aplicados de acordo com a necessidade e perfil das cidades. Ele citou ainda os trabalhadores no corte da cana, por exemplo, que fora do período da colheita não têm atividade e enfrentam dificuldade para pagar prestações. Disse que está estudando formas de amenizar problemas desse tipo.

O secretário terminou dizendo que é importante discutir e aprimorar os processos que envolvem a questão habitacional para atender com rapidez as demandas dos municípios. Isso inclui agilizar a tramitação e a aprovação de projetos, que são de responsabilidade do Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais (Graprohab), vinculado à secretaria. Passa também pelo cumprimento de prazos, a ocupação de espaços institucionais, o trabalho de pós-ocupação dos empreendimentos habitacionais, a elaboração de novas modalidades de atendimento aos municípios, entre outras questões. Lair Krähenbühl não deixou de lembrar aos prefeitos que eles também devem participar desse esforço concentrado, realizando novos projetos já direcionados à regularização.

Após conversar com o secretário, a opinião dos prefeitos era unânime. Todos elogiaram a postura do secretário de dar atenção especial aos seus pedidos e agradeceram ao deputado Mauro Bragato a oportunidade do encontro.

Participaram da reunião o prefeito José Antonio Furlan, de Presidente Epitácio; Alberto César Centeio de Araújo "Iéia", de Rancharia; João Pedro Morandi, de Lucélia; Dehon Aparecido Toso, de Estrela do Norte; José Amauri Lenzoni, de Ribeirão dos Índios; José Dinael Perli, de São João do Pau D´Alho; Oscar Gozzi, de Tarumã; Roberto Volpe, de Santo Anastácio; Gérson Veronese Ferracini, de Flórida Paulista; Gabriel Vassilios Piperas, de Narandiba; Luiz Takashi Katsutani, de Álvares Machado; Marcelo de Souza Pecchio, de Quatá; Odair Silis, de Monte Castelo; Ronney Antônio Ferreira, de Paulicéia; Faiad Habib Zakir, de Iepê; Antônio Donizeti Cícero, de Irapuru; Marco Antonio Rocha, de Regente Feijó; e Ézio Spera, de Assis, bem como os vereadores Ronie Von Goes de Andrade e Ivaldo Sobral de Luna, de Presidente Venceslau, além do presidente da ONG Associação Habitar Vida Nova de Presidente Prudente, Edson Menezes.

mbragato@al.sp.gov.br

alesp