Comissão de representação visita Conjunto Hospitalar de Sorocaba


13/05/2002 15:32

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

Uma delegação liderada pelo deputado estadual Caldini Crespo (PFL) visitou na última sexta-feira, 10/5, o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) com o objetivo de verificar a procedência das denúncias e reclamações que têm sido encaminhadas aos parlamentares que integram a Comissão de Representação da Assembléia Legislativa instituída para apurar problemas e irregularidades naquela instituição.

Além do deputado Caldini Crespo (PFL), participaram da delegação Mizael Camargo, representando o deputado Hamilton Pereira (PT) e Henrique Marcheti, representante da deputada Terezinha da Paulina (PFL). Eles foram acompanhados por representantes do Sindsaúde, da Associação dos Funcionários do CHS e de membros da Plenária Popular de Saúde de Sorocaba.

Os problemas e deficiências apurados durante a visita a diversos setores do CHS serão apontados ao secretário estadual da Saúde, José da Silva Guedes, no próximo dia 29, às 17 horas. Nesse dia o secretário estará em Sorocaba para uma reunião com deputados estaduais, secretários municipais de saúde, representantes dos funcionários do CHS e do Sindsaúde.

Críticas

Ao longo de duas horas e meia foram percorridos diversos setores daquele complexo hospitalar. Os visitantes foram acompanhados no início pela diretora de serviços médicos do Conjunto, Gisele Moreira, e, posteriormente, pelo próprio diretor técnico do CHS, José Mauro da Silva Rodrigues. Em cada setor visitado, a delegação ouviu relatos dos representantes dos funcionários e do Sindsaúde e explicações dos representantes do CHS. No setor de diagnósticos, foram feitas muitas críticas. Ali estão equipamentos de raios X, tomografia, cintilografia, mamografia e ecocardiografia, alguns sem funcionar há meses, outros em número insuficiente para a demanda existente. As mamografias, por exemplo, segundo informações, estavam sendo marcadas apenas para o mês de agosto.

Numa das salas do setor de diagnóstico do CHS, um do aparelho de raios X tinha uma de suas partes presa por ataduras ao conjunto do aparelho. O processo licitatório foi um dos argumentos usados para justificar a demora no conserto de alguns aparelhos. "Um ano não é um prazo que se dê para esperar qualquer licitação bem feita", contra argumentou o deputado Crespo.

Outro problema apontado durante a visita foi o do Centro de Esterilização do conjunto, que está funcionando com 66% de sua capacidade por falta de equipamentos em condições de uso. Foram apontados ainda problemas no setor de odontologia, de medicina nuclear, transplantes de córneas e lavanderia.

Durante a visita, representantes do Sindsaúde e da associação dos funcionários propuseram a criação de um local, dentro do CHS, para ouvir os usuários e os funcionários sobre a situação do centro hospitalar. A proposta foi no sentido de que uma organização não governamental cuidasse disso, mas não foi aceita pela direção do CHS.

alesp