Parlamentar propõe sistema misto de cobrança na travessia Santos-Guarujá


13/09/2005 13:09

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi

A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) propôs que todos os guichês da travessia Santos-Guarujá operem com sistema misto de cobrança. Para a parlamentar, a centralização do Sem Parar em uma só cabine trará transtornos para os usuários regulares do serviço, que queiram adotar a nova forma de pagamento. Prandi manifestou sua opinião em ofício enviado ao secretário de Transportes do Estado, Dario Rais Lopes.

"São mais de 20 mil veículos que utilizam a travessia diariamente. Se a maioria dos usuários regulares optar pela nova forma de pagamento, a fila no único guichê disponível ficará enorme. Ao mesmo tempo, se outras cabines ficarem exclusivas para o Sem Parar, nos finais de semana e feriados, as pessoas que usam eventualmente o sistema, ficarão prejudicadas. Daí, a necessidade de operarem de forma mista", ponderou a deputada.

Outra preocupação da parlamentar é com a manutenção dos empregos dos cobradores. Para ela, não se pode permitir, sob o pretexto de uma

possível redução de custos ou agilização do serviço, admitir que pessoas sejam demitidas.

Prandi também quer saber qual impacto a implantação do Sem Parar terá na redução da tarifa, especialmente nos finais de semana e feriados, quando o valor cobrado sobe 50% em relação aos chamados dias úteis. Segundo ela, o secretário Dario Rais Lopes assumiu, há dois anos, o compromisso de, após a conclusão das obras nos bolsões e a instalação do Sem Parar, a tarifa dos finais de semana e feriados seria reduzida. Para a parlamentar, se não houver esta redução, o usuário que optar pelo Sem Parar não terá qualquer vantagem, pois ainda terá que pagar para aderir ao sistema e mais uma tarifa mensal para sua manutenção. Conforme apurou, o custo para instalação do equipamento é de R$ 48,00 e a taxa de manutenção mensal é R$ 8,00, podendo ser reduzida pela metade para aqueles que atravessarem pelo menos dez vezes por mês.

e-mail: mlprandi@al.sp.gov.br

alesp