Deputado participa da inauguração da USP Zona Leste


01/03/2005 15:11

Compartilhar:


Da Assessoria do deputado Milton Flávio

O deputado estadual Milton Flávio (PSDB) participou no domingo, 27/2, da inauguração da primeira universidade pública da região leste da Capital e da Grande São Paulo, a USP Zona Leste, que iniciou no dia 28/2 as aulas para 1.020 alunos matriculados em 10 cursos da Escola de Artes, Ciências e Humanidades. Também estiveram no evento o governador Geraldo Alckmin, o vice-governador Cláudio Lembo, o prefeito de São Paulo, José Serra, e outras autoridades.

A USP Zona Leste abriga a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), com dez cursos inovadores e que não eram oferecidos pela USP: Gestão Ambiental, Sistemas de Informação, Gestão de Políticas Públicas, Marketing, Licenciatura em Ciências da Natureza, Lazer e Turismo, Tecnologia Têxtil e da Indumentária, Ciências da Atividade Física, Gerontologia e Obstetrícia.

Com o objetivo de aproximar a universidade da comunidade local, a USP Zona Leste terá o Núcleo de Apoio Social, Cultural e Educacional (Nasce), que oferecerá ações culturais e cursos extra-curriculares para apoiar o desenvolvimento socioeconômico da região. O Nasce vai desenvolver atividades como ciclos de palestras, cursos de requalificação profissional e inclusão digital, voltadas aos jovens, adultos, terceira idade e organizações do terceiro setor.

Para o deputado, a chegada da USP à Zona Leste abre novas oportunidades para os jovens residentes em municípios vizinhos, como Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Mairiporã, Suzano, Salesópolis e Guarulhos. "A inclusão social já foi obtida no primeiro vestibular, tendo em vista que o número de estudantes com renda familiar de até R$ 1,5 mil na Cidade Universitária representa 23% do total, enquanto na USP Leste a porcentagem de alunos com esse perfil alcança 39%", disse o deputado.

gabmiltonflavio@al.sp.gov.br

alesp