Da Tribuna


25/08/2011 17:15

Compartilhar:


Previdência privada



Carlos Giannazzi (PSOL) criticou o projeto de lei que o Executivo paulista pretende encaminhar à Assembleia referente à previdência dos servidores estaduais. Para Giannazi, a proposta nada mais é que a privatização da previdência estadual. "O servidor que quiser se aposentar com salário integral terá que pagar além dos 11% já descontados em folha. Aliás, a integralidade salarial é um mito. O salário dos servidores está recheado de bonificações e gratificações que não são incorporadas." (LP)



Distorção histórica



Mencionando o Dia do Soldado, comemorado em 25/8, o deputado Olimpio Gomes (PDT) falou das confusões históricas na época da ditadura com relação à figura do soldado. Gomes também leu ofício encaminhado à Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana relatando a forma com que o funcionário André Pinto Nogueira tratou a funcionária Maraíza Azevedo Dourado Bastos. "O André humilhou a funcionária, tratando-a sem consideração alguma. Depois desse fato, outros servidores vieram a mim dizer que também foram alvos desse André." Gomes pergunta o que aconteceu com Maraíza, que não foi mais vista no Café dos Deputados. (LP)



Prestando contas



O deputado Rodrigo Moraes (PSC) falou sobre as visitas que tem feito às Secretarias de Estado, cooperativas e outros órgãos de prestação de serviço. Recentemente, o deputado se reuniu com o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni e, como vice-presidente da Comissão de Fiscalização e Controle, esteve com os represenantes da Sabesp. Nesta quinta-feira, 25/8, o parlamentar foi à Cooperativa Brasileira de Transporte Escolar (Cobrate) onde tratou, entre outros assuntos, de projeto de lei que cria o Dia do Transportador Escolar, a ser comemorado todo 1º/7. (LP)



Reabertura de hospital



Convidando os parlamentares a participar de ato público pela reabertura do Hospital Sorocabano, dia 27/8, a partir das 10h, em frente ao hospital, o deputado Luiz Claudio Marcolino (PT) informou o quanto o Sorocabano é importante para os moradores da região. "Não importa se a administração será do Estado, do Município ou através de parceria entre ambos." Marcolino ressaltou que moradores de outros municípios, como Osasco e Carapicuíba, também utilizam os serviços do Sorocabano. (LP)



Ditadura



Marcos Martins (PT) comentou a situação na Líbia, e a possível queda de mais uma ditadura. O deputado lembrou a necessidade de um posicionamento por parte do governo brasileiro em relação àquele país e de cautela da presidenta Dilma na questão. "Não é uma decisão simples, temos que levar em conta as diversas tribos que lá habitam". Martins ainda comentou sobre resquícios da ditadura que ainda persistem no Brasil, e que nunca se deve deixar de manifestar a vontade do povo. (FG)



Obesidade mata



Carlos Cezar (PSC) levantou os perigos da obesidade infantil: "Morre mais gente de obesidade do que de fome". Cezar ainda lembrou a importância da participação da família na alimentação da criança, que só passará a se alimentar melhor caso isso faça parte da sua rotina diária. Apesar de ser um assunto negligenciado, Cezar pediu auxílio para lutar contra essa enfermidade, com a criação de leis que incentivem uma dieta melhor e mais saudável nas escolas. (FG)



Preço justo



Milton Viera (DEM) agradeceu ao governador Geraldo Alckmin por ter sancionado a Lei 14.513, que obriga todos os fornecedores do Estado de São Paulo a informarem, além do preço à vista, os valores, quantidade de parcelas e juros, bem como o preço total a prazo de todos os produtos e serviços. O deputado ainda ressaltou a importância da criação de novas varas judiciais e cargos no Poder Judiciário para suprir a demanda do setor. (FG)



Futebol



"Esse é um projeto que resgata a alegria do futebol brasileiro, especialmente do futebol de São Paulo", comemorou Donisete Braga (PT), referindo-se ao Projeto de Lei 177/2010, aprovado nesta quarta-feira, 24/8, que dispõe sobre a identificação dos frequentadores dos jogos, a comercialização de ingressos e regulamenta o uso de bandeiras nos estádios. Ele também comunicou a realização, na Casa, do debate da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Crack, dia 31/8, às 14h, e da audiência pública para discutir a falta de bombeiros nos municípios do Estado, que será dia 30/8, às 9h. (DK)



Violência



Adriano Diogo (PT) exibiu reportagens sobre divergências entre os relatórios apresentados pelas polícias civil e militar sobre a conduta de soldados da Rota. Ele ainda comentou o Decreto 57.235/2011, do governador Geraldo Alckmin, que regulamenta a criação da Ouvidoria da Polícia Civil do Estado e dá ao governador o poder de nomear o corregedor entre os nomes de uma lista tríplice, elaborada pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana. Segundo Diogo, o governo do Estado faria uso partidário desse decreto DK/FG)

alesp