Sindicalistas canadenses visitam a Assembléia Legislativa


03/02/2003 18:17

Compartilhar:


Da Assessoria

Acompanhar as principais mudanças nas relações trabalhistas ocorridas no Brasil e aprender com o exemplo brasileiro. Estas foram as razões para a visita de dois dirigentes sindicais canadenses à Assembléia Legislativa de São Paulo na manhã de sexta-feira, 31/1, que foram recebidos pelo 1º secretário da Mesa Diretora, deputado Hamilton Pereira (PT).

Carol Phillips, diretora de relações internacionais do Sindicato Nacional dos Metalúrgicos do Canadá, e Sylvain Martin, presidente do Conselho de Quebec dos Trabalhadores Canadenses de Indústrias Automobilísticas, vieram ao Brasil para acompanhar o Fórum Social de Porto Alegre e aproveitaram a estadia para manter contatos com lideranças nacionais na área sindical e relações trabalhistas.

Os sindicalistas procuraram o deputado Hamilton devido a sua atuação como dirigente sindical metalúrgico em Sorocaba no período que antecedeu seus mandatos como parlamentar.

De acordo com Carol Phillips, existe uma grande expectativa internacional "e até uma certa pressão, para que a ascensão à presidência da República de Luiz Inácio Lula da Silva, um trabalhador, traga as mudanças necessárias para atender tanto aos interesses das diversas camadas da população como aos da classe empresarial, servindo de exemplo a outras nações sobre as medidas que devem ser tomadas para contemplar as necessidades de toda a sociedade".

Ainda segundo Carol, "há necessidade e interesse da comitiva em acompanhar de perto os primeiros dias do novo governo e as soluções propostas pelas novas lideranças para enfrentar os problemas nacionais e internacionais". A dirigente sindical ainda citou como referência conquistas trabalhistas obtidas no Canadá na década de 80 com a chegada ao poder de um governo democrata socialista, que haviam sido totalmente descartadas pelo governo anterior, de tendência de centro-direita. "Além de obter conquistas precisamos saber como mantê-las."

Hamilton fez um relato sobre a história brasileira nas relações trabalhistas e a criação do Partido dos Trabalhadores e falou sobre as principais mudanças propostas do governo Lula no âmbito social e trabalhista e sobre as relações internacionais, envolvendo a Associação de Livre Comércio da América e o Mercosul.

Sylvain Martin lembrou que o acordo Nafta, que abrange o comércio entre o Canadá, o México e os Estados Unidos, "pode ser considerado um verdadeiro desastre para os sindicatos e os trabalhadores, pela retirada de programas de saúde e desconsideração a leis ambientais, além do atendimento a interesses de grandes multinacionais, levando à quase falência indústrias que produziam medicamentos genéricos".

Participaram do encontro o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, Izídio de Brito, e o diretor do sindicato, Wilson da Silva.

alesp