Ana Maria Braga participará de solenidade do Dia de Prevenção ao Câncer de Mama


10/05/2002 20:12

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

Por iniciativa da deputada Rosmary Corrêa (PMDB) a Assembléia Legislativa realiza no dia 13 de maio, às 10h, sessão solene em comemoração ao Dia Estadual de Prevenção ao Câncer de Mama. A iniciativa tem por finalidade conscientizar a população sobre a importância dos diagnósticos preventivos no combate a um dos males que mais atinge as mulheres em todo o mundo, o câncer de mama. A solenidade contará com a presença de médicos, especialistas e artistas, como a apresentadora Ana Maria Braga, que dará seu depoimento.

Instituída por meio da Lei 10.459/99, de autoria da deputada Rose, que estabelece o terceiro domingo de maio como o Dia D da Prevenção ao Câncer de Mama no Estado de São Paulo, a data vem sendo lembrada anualmente com muita festa e atividades.

O câncer é a segunda causa de morte no Brasil entre as mulheres, figurando logo atrás das causas externas (como acidentes automobilísticos e assassinatos). Entre os tipos de câncer, o de mama lidera o ranking da mortalidade. A cada ano morrem de câncer de mama dez mil mulheres no Brasil e a cada 24 minutos um novo caso é registrado na faixa acima de 35 anos. No Estado de São Paulo, atualmente, a taxa é de 17% ao ano no grupo de cada 100 mil.

"O auto-exame ainda é a forma mais eficaz de se prevenir contra o câncer de mama. A detecção precoce está ao alcance de todas e pode salvar, por isso toda ação para divulgar a prevenção só ajuda", afirma a deputada. "Até 90% dos casos podem ser curados se o nódulo for descoberto antes de atingir dois centímetros", assevera João Carlos Sampaio Góes, diretor do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC), um dos palestrantes do evento.

Na programação, além de depoimentos de personalidades que já enfrentaram a doença, estão previstas palestras de autoridades médicas e de entidades ligadas ao assunto. Na ocasião também estarão sendo entregues os diplomas das formandas do curso de voluntários para atendimento a pacientes com câncer do Hospital das Clínicas.

alesp