Criação do município de Avaí está registrada no Acervo Histórico

Acervo Histórico
03/03/2005 15:45

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Avai imagem.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os moradores do então Distrito de Paz de Jacutinga, que integrava o Município e Comarca de Bauru, dirigiram em 1918 uma representação ao Congresso Legislativo do Estado de São Paulo solicitando sua transformação em Município. O nome da localidade tinha sua origem em uma ave então abundante na região. Em seu pedido propunham que o novo município também abrangesse o território do Distrito de Paz de Presidente Alves. O abaixo-assinado informava que a população dos dois distritos era estimada em mais de doze mil habitantes, tendo a sede do novo município, Jacutinga, 245 prédios.

A proposta foi encampada pelo Senador José Alves Guimarães Júnior - é importante recordar que o Congresso Legislativo dividia-se em Câmara dos Deputados e Senado - e transformou-se no Projeto de Lei nº 3, de 1918. Todavia, submetido à Comissão de Estatística, Divisão Civil e Judiciária do Senado encontrou alguns obstáculos para a aprovação do Projeto. O primeiro era relativo às divisas propostas, que reduziriam sensivelmente as dimensões do Município de Bauru e do Distrito de Paz de Presidente Alves. Para tanto, propuseram-se novas divisas a partir de estudo realizado pela Comissão Geográfica e Geológica do estado de São Paulo. O outro era relativo à denominação de Jacutinga.

A Comissão achava a denominação inconveniente pelo fato de haver em Minas Gerais, na divisa com São Paulo, uma cidade com o mesmo nome, "o que acarreta contínuos enganos, acontecendo muitas vezes mercadorias e cartas dirigidas a uma cidade irem parar em outra". Para tanto propunham que se alterasse o nome para Avaí, "nome de um córrego que banha a povoação e que relembra um brilhante feito das armas brasileiras na campanha contra o Paraguai". Ambas propostas foram aceitas e o Projeto transformou-se na Lei nº 1.672, de 2 de dezembro de 1919, que criou na Comarca de Bauru o município de Avaí.

Na documentação anexada ao Projeto de Lei nº 24, de 1917, está uma fotografia feita defronte o Hotel Bela Vista. No detalhe da imagem que aqui publicamos, além das expressões humanas, também é digno de observação o fato de várias das crianças não possuírem calçado, sendo este um indício concreto da penúria a que estavam submetidos alguns dos moradores.

Esta imagem integra um conjunto de centenas de milhares de documentos, cobrindo o período de 1819 a 1947 preservados na Divisão de Acervo Histórico, já digitalizados e abertos à consulta pública.

Para melhor atender à crescente demanda de pesquisadores e interessados, desde 1º de fevereiro de 2005 o Acervo Histórico da Assembléia Legislativa de São Paulo tem novo horário de atendimento ao público: das 9 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.

acervo@al.sp.gov.br

alesp