Bairros de Bertioga terão rede de esgoto


02/03/2005 16:01

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Luis Carlos Gondim

A Secretaria de Energia, Recursos Hídricos, Saneamento e Obras do Estado incluirá cinco bairros de Bertioga - Vila Agaó, Jardim Rio da Praia, Ilha 1 e Ilha 2 - na expansão da rede de esgoto para o município. O projeto inicial prevê o benefício somente para o bairro Indaiá, a um custo de R$ 5 milhões. As obras deverão começar em setembro deste ano.

A inclusão dessas regiões foi discutida em audiência desta terça-feira, 1/3, entre o deputado Luís Carlos Gondim Teixeira (PL) e o assessor da Secretaria, Sílvio Aleixo. Também participaram o secretário de Obras e Serviços Urbanos de Bertioga, Wilson Roberto da Silva, vereadores e representantes da prefeitura, além das associações amigos dos bairros.

A iniciativa do Estado foi adotada após dois anos de reivindicações por parte do parlamentar a pedido das lideranças da cidade. Aleixo explicou que a medida será possível porque haverá alterações orçamentárias no projeto para que a verba contemple esses bairros, que não contam com saneamento básico.

O assessor da Secretaria afirmou ainda que o edital de licitação da obra será publicado no segundo trimestre deste ano. Desta forma, os serviços estariam garantidos para a data prevista.

Os outros participantes saíram satisfeitos com o resultado do encontro. Gondim destacou que esse procedimento mostra a preocupação do Governo do Estado em melhorar as condições de vida dos moradores e também dos turistas.

"Afinal de contas, conseguimos um benefício depois de um árduo trabalho junto ao Estado. A insistência nossa surtiu efeito", afirmou o parlamentar. O secretário de obras, Wilson Roberto da Silva, considerou positiva a iniciativa da Secretaria porque garantirá melhores condições à população.

As obras serão executadas sob o controle da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). De acordo com o projeto inicial da estatal, a rede terá 58,9 mil metros de extensão com seis estações elevatórias e uma de tratamento dos resíduos. Serão beneficiados 4,6 mil domicílios do Indaiá.

Quatro etapas

Conforme Aleixo, há um projeto para os cinco bairros. No entanto, ele não mencionou detalhes. A expectativa que os trabalhos estejam concluídos até 2009. Os serviços serão executados em quatro etapas.

Pela proposta, a meta da Sabesp é coletar 95% do esgoto gerado naquela região. Hoje, esse índice chega a 28%.

A expansão faz parte do Programa de Recuperação Ambiental da Região Metropolitana da Baixada Santista, que engloba outros oito municípios: Santos, Guarujá, Cubatão, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe. O orçamento total é de R$ 1,051 bilhão.

Deste total, 50% virá de financiamento do Japan Bank International Corporation (JBIC). Outra parte será concedida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e outra, ainda, do orçamento da própria Sabesp.

lcgondim@al.sp.gov.br

alesp