Deputado quer atendimento rápido de saúde para população


14/05/2009 16:56

Compartilhar:


Consulta com especialista marcada por telefone ou internet realizada no máximo em três dias. Exame de ressonância magnética e uma eventual cirurgia em até 15 dias. Esta é a proposta de atendimento rápido na área de saúde pública que foi apresentada na Assembleia Legislativa pelo deputado Waldir Agnello (PTB). O parlamentar fixou em seu projeto de lei prazos, todos curtos, para os diferentes procedimentos. No projeto, mesmo tratamento dentário ou psicológico têm seus prazos de atendimento definidos.

"Não tem o menor cabimento a sociedade ter duas classes de cidadãos: aqueles que recebem tratamento médico imediato e aqueles que, muitas vezes, morrem aguardando um procedimento", diz Agnello.

Na justificativa de sua proposta, o deputado lembra casos como de uma senhora que aguarda há dez meses uma cirurgia para retirada de pedra na vesícula. "Essa senhora, por exemplo, pode até morrer, caso a vesícula venha a supurar. Como é possível alguém aguardar dez meses para realizar uma cirurgia assim séria?" enfatiza o parlamentar, indignado com a situação da saúde pública em São Paulo.

Recentes matérias publicadas na imprensa, dando conta de que existem filas diárias de até duas mil pessoas para marcarem consultas médicas, atendimento inicial, em hospitais, demorando até sete horas, exames e cirurgias, que demoram meses para ser realizados. O projeto de lei apresentado por Waldir Agnello é uma tentativa de acabar com todos esses problemas na área de saúde. "Com uma lei conseguiremos impor responsabilidades. Sem dúvida, o atendimento vai melhorar e muito", finaliza Agnello.



wagnello@al.sp.gov.br

alesp