Da Tribuna


28/03/2011 19:50

Compartilhar:


Homenagem



Luiz Marcolino (PT) prestou homenagem a líder comunitário da região da Lapa, José Benedito Morelli, conhecido como Boneli, que faleceu na última quinta-feira, 24/3. Marcolino leu texto intitulado Boneli vive, publicado no Jornal da Gente, engrandecendo "o grande homem que vivia e respirava a Lapa 24 horas por dia, sete dias por semana". "É muito importante que valorizemos as lideranças populares e regionais por seus trabalhos prestados. Nós perdemos um grande líder da Lapa, mas juntos daremos continuidade ao legado que ele deixou para nós". (DK)



Não à violência



Simão Pedro (PT) lembrou do Iraque pelos EUA sob pretexto de que aquele país do Oriente Médio estaria produzindo armas químicas e criticou o país norte-americano pelo uso de violência contra a Líbia. "Eu não acredito nesta forma de intervenção militar dos EUA, França e Inglaterra. Ataques aéreos e bombardeios para acabar com o terrorismo, com os ditadores do mundo, só geram mais violência". Pedro repudiou as intervenções dos EUA, que só fomentam ódio, e ressaltou que a melhor solução requer tolerância e diálogo entre as nações. (DK)



Jornada extra-aula



Carlos Giannazi (PSOL) comentou dados da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) revelando que a rede estadual de ensino de São Paulo pratica a menor porcentagem da jornada de trabalho dos professores destinada a atividades fora da sala de aula: apenas 17%. "Que essa jornada do professor fora da sala de aula aumente. Nosso objetivo é chegar em 50% de jornada em sala de aula e 50% de jornada para tarefas extra-aula". Ele ainda fez duras críticas ao governo e disse que o plano de carreira do magistério do Estado está destruído. (DK)



Não à violência 2



"Na semana passada, foi registrada mais uma denúncia gravíssima referente a agressão contra homossexuais e esse fato vem se repetindo na capital com grande frequência", afirmou Leci Brandão (PCdoB), referindo-se ao caso de ativista de movimento gay que foi agredido na última terça-feira, 23/3. A deputada ainda manifestou apoio ao ato de repúdio realizado pelo movimento LGBT em frente à Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) nesta segunda-feira, 28/3. (DK)



Preservação dos rios



Jooji Hato (PMDB) falou da relevância do dia 22 de março, Dia Mundial da Água, da importância de se preservar esse bem precioso, e disse estar descontente com o uso abusivo da água e com a contaminação dos rios. Hato ainda criticou a venda da água extraída dos solos da capital, que corre o risco de estar contaminada. Ele ainda lembrou que a CPI dos Postos de Combustíveis verificou que a gasolina de alguns postos não ia para a caixa separadora de água e óleo, mas acabava tendo como destino final córregos e rios. "Que a população, mas principalmente os postos de combustíveis, respeitem as nossas represas". (DK)



Copa 2014



Carlos Bezerra (PSDB) revelou as bandeiras a serem levantadas por ele em seu mandato: saúde, combate à exploração sexual de menores e ao trabalho infantil, além de questões articuladas à metrópole. Para o deputado, a realização da copa de 2014 no Brasil é um motivo mais que suficiente para expor as dificuldades que o Estado enfrenta e solucioná-las. "A estrutura urbana é muito importante mas não é o principal, a questão social e o desenvolvimento humano são fundamentais e não estamos pensando nisso". Acusou o Estado de estar escondendo seus problemas, assim como a África do Sul no ano passado, quando sediou a competição. (DV)



Troca de responsabilidade



Olimpio Gomes (PDT) contou que na última sexta-feira passou a compor a Executiva Nacional do PDT, e que no sábado participou, em Brasília, do 7° encontro da Associação dos Servidores do Judiciário, no qual debateram questões a reposição salarial. Gomes elogiou a atitude do governador Alckmin, que segundo o deputado, prometeu tirar dos policiais militares a responsabilidade pela transferência e pelo transporte de presos para atendimentos médicos e audiências e passar essa função aos agentes de escolta e vigilância: "Eles sim, foram treinados para isso", disse. (DV)



Rodovia Euclides da Cunha



Itamar Borges (PMDB) agradeceu a presença do prefeito de Votuporanga, Junior Marão, na sessão e comemorou o início das obras de duplicação da Rodovia Euclides da Cunha. Borges pediu o apoio do Casa para essa obra que, como consequência, pode trazer emprego e renda. O parlamentar falou que esteve presente no ínicio das obras da duplicação com os deputados estaduais Carlão Pignatari e Orlando Bolçone, e os federais Rodrigo Garcia, Vaz de Lima, Eleuses Paiva, Duarte Nogueira e Edinho Araújo. Para encerrar, falou da importância do papel do deputado, em representar o povo e municípios. (DV)



Iniciativa popular



Fernando Capez (PSDB) comentou dois projetos. O primeiro, PL 3/2011 que propõe a criação de uma ouvidoria na Assembleia Legislativa para receber, analisar, encaminhar e acompanhar manifestações da sociedade civil dirigidas à Casa, como um meio de interlocução que auxiliará a Mesa Diretora nas decisões. De acordo com o deputado, esse projeto traria um avanço para o Legislativo e precisa ser aprovado logo. O outro projeto foi o PL 76/2007, autoria de Capez, dispõe sobre a iniciativa compartilhada de proposições, no âmbito da Assembleia: "A participação popular direta tem que ser estimulada", afirmou. (DV)



Ouvidoria do Legislativo



"Essa Ouvidoria seria exercida por um deputado que, dentre outras funções, teria que receber, analisar e acompanhar as manifestações da sociedade civil, organizar e simplificar os canais de acesso do cidadão ao Legislativo" disse Fernando Capez (PSDB) em explanação sobre o Projeto de Resolução nº 3, de 2011, que cria Ouvidoria da Assembleia Legislativa. O deputado explicou que esse projeto é uma tentativa da Casa de buscar uma participação popular mais efetiva e de se aproximar mais da sociedade. (DK)



Contra o turismo sexual



Com a proximidade da realização da Copa do Mundo em 2014, diversos organismos sociais têm demonstrado especial preocupação com o aumento do turismo sexual infantil e foi lançada a 1ª Campanha Nacional de Enfrentamento ao Turismo Sexual intitulada "Um gol pelos direitos de crianças e adolescentes: exploração sexual não é um jogo. Denuncie!". A campanha foi estruturada em torno de 12 comitês de trabalho, um em cada cidade-sede da Copa do Mundo. "Precisamos sensiblizar a todos contra essa prática", enfatizou o deputado Carlos Bezerra (PSDB), que lamenta a pequena porcentagem de punição dos agressores. (LP)



Rodovia Euclides da Cunha 2



Carlão Pignatari (PSDB) participou no último sábado, 26/3, ao lado do governador, do secretário de Logística e Transportes, Saulo Abreu, do superintendente do DER, Clodoaldo Pelissioni, e de vários deputados estaduais, do lançamento das obras de duplicação da rodovia Euclides da Cunha, a SP-320. "São 191 quilômetros de obras, com investimento de R$ 1 bilhão do governo estadual." Lamentando a ausência de investimento do governo federal em obras fundamentais, o deputado enfatiza que o governo estadual tem cumprido seu papel. Pignatari chamou a atenção para a situação dos aeroportos brasileiros e fez um alerta:"A Copa do Mundo está chegando". (LP)



Não à discriminação racial



"Dia 21/3 os deputados Leci Brandão e José Candido se pronunciaram sobre a importância do dia internacional contra a discriminação racial", disse Ary Fossen (PSDB) que lamentou o episódio ocorrido no amistoso entre Brasil e Escócia, em Londres, quando um torcedor jogou uma banana em Neymar. Sobre o 25° aniversário da Secretaria do Meio Ambiente, Fossen lembrou que a pasta foi criada no governo de Franco Montoro para promover a preservação da Serra do Mar. "São Paulo foi pioneiro ao criar essa secretaria, hoje ocupada por Bruno Covas, neto de Mario Covas. Isso prova que é possível unir desenvolvimento e sustentabilidade", ratificou Fossen. (LP)

alesp