Biografia dos deputados eleitos em outubro/2010 - Jooji Hato


27/01/2011 18:07

Compartilhar:


Médico cirurgião, formado pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Jooji Hato (PMDB) especializou-se como cirurgião geral e pediátrico. Ocupou o cargo de vereador no município de São Paulo por sete mandatos consecutivos, tendo sido eleito em 1982 pela primeira vez.

A experiência adquirida enquanto trabalhava no pronto-socorro da Santa Casa, fez com que Jooji Hato percebesse que nem mesmo os modernos equipamentos médicos eram capazes de salvar vidas de muitas pessoas que chegavam, vítimas de atropelamentos, acidentes de trânsito e brigas. Em geral, as vítimas estavam alcoolizadas e se comportavam de forma inconsequente. Os acidentes se davam por motivos fúteis.

O médico passou então a acreditar que deveria atuar criando leis que contribuíssem para o salvamento de muitas vidas ao determinar o controle da ingestão de bebidas alcoólicas para motoristas, que pudessem resultar na diminuição dos altos índices de acidentes, causados por tanta violência.

O médico explicou que as ocorrências se davam nas zonas Sul e Leste da capital, especificamente nas regiões do Ipiranga, Saúde, Cursino, Vila Mariana, Jabaquara, Santo Amaro e Carrão.

A chamada Lei Seca determina o controle da ingestão de bebida alcoólica em todo o território nacional. Mas, sendo a aplicação da normatização estadual da competência municipal, Jooji Hato pretende visitar os municípios do Estado, procurando sensibilizar os poderes locais, e trabalhando com eles, para a implantação da legislação que normatize a regulação da ingestão de bebida alcoólica. Pretende também trabalhar e se dedicar para convencer todos os seus colegas de Assembleia Legislativa do Estado para que se juntem a ele nessa missão.

Muitas iniciativas de projetos de lei são consideradas inconstitucionais, ainda em sua fase de instrução. Jooji Hato acredita que o Legislativo deve ser fortalecido e pretende trabalhar para alterar essa situação.

alesp