Seminário Cidade Digital é promovido em parceria com a Uvesp


19/08/2011 16:46

Compartilhar:


O Instituto do Legislativo Paulista (ILP) e a União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp) promovem, no próximo dia 22/8, segunda-feira, das 9 às 18h, no auditório Paulo Kobayashi da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o seminário Cidade Digital. Este ano o seminário trará à tona o tema Inclusão Social, através da democratização do acesso à banda larga.

A proposta de que as Cidades Digitais podem se tornar um modelo de medida para o estágio de desenvolvimento da sociedade contemporânea será discutida, assim como o fato de a incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na vida dos cidadãos representar acesso a novos direitos urbanos. Outro tópico a ser debatido deve ser o modelo de cobrança para os serviços de conexão de banda larga para todos os munícipes de uma Cidade Digital.

A discussão a respeito das Cidades Digitais abre caminho para o debate de muitos outros temas da atualidade: inclusão digital, última milha, redes metropolitanas, infocentros, interatividade, marco legal, e-governo, e-administração, e-serviços, e-comércio, e-banking, e-democracia, e-justiça, e-representação, e-cidadania, governança eletrônica, portais, EaD, redes de negócios, cartão eletrônico do cidadão, microcrédito, virtualização de processos, bancos de dados multifinalitários, Enterprise Resource Planning (ERP) ou, em português, Sistemas Integrados de Gestão Empresarial (Sige), que são sistemas de informação que integram todos os dados, enfim tudo aquilo que aponte para a construção de uma sociedade preparada para um ciclo virtuoso de desenvolvimento social, econômico e político.

O seminário contará com especialistas do governo federal tratando de questões como fontes de financiamento, Plano Nacional de Banda Larga, software livre, gestão integrada, telefonia social, e-serviços públicos, e-administração pública e desenvolvimento de soluções para Cidades Digitais.

alesp