Novos abrigos para embarcações em São Vicente


04/09/2003 15:36

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi

A Prefeitura de São Vicente vai construir novos abrigos para embarcações e retirar as ações contra os pescadores artesanais residentes na rua Japão, tradicional reduto da atividade pesqueira na cidade. O compromisso foi assumido pelo prefeito Márcio França durante audiência na manhã de terça-feira, 2/9, com uma comissão de pescadores, a deputada Maria Lúcia Prandi (PT) e os vereadores Alfredo Moura e Roberto Rocha (ambos do PSB). "Felizmente, houve um avanço nas negociações entre os pescadores e o Poder Público. Dessa forma, será possível que essas pessoas, que dependem da pesca para sustentar suas famílias, continuem tendo condições de trabalhar", ressalta Prandi, uma das articuladoras do encontro. Para o vereador Alfredo Moura, o saldo da reunião também foi bastante positivo, "porque os pescadores puderam expor suas angústias e tiveram preservado o direito de atracar suas embarcações num ponto próximo às suas casas".

Conforme ficou acertado na reunião, a prefeitura irá construir duas 'estivas' (locais para guardar os barcos) em dois pontos diferentes da orla junto à rua Japão. A instalação desses equipamentos é fruto de uma proposta apresentada pelos próprios pescadores. Também serão implantadas rampas que facilitarão o acesso às 'estivas' das embarcações, que não ficarão mais ancoradas em trapiches junto à arrebentação.

Outro ponto acordado no encontro é que a Colônia de Pescadores Z-4 'André Rebouças' irá encaminhar à prefeitura uma relação com o nome dos pescadores que deverão ser incluídos no projeto.

De posse da relação, a prefeitura irá suspender as ações impetradas na Justiça contra estas pessoas e responder ao Ministério Público do Meio Ambiente que já estão sendo tomadas medidas para retirar as construções instaladas sobre a areia naquele trecho da orla. "Vamos garantir que apenas os pescadores permaneçam. Aquelas pessoas que vêm utilizando o local como marinas particulares para parar barcos de esporte e recreio terão seus atracadores e os galpões demolidos", enfatizou o prefeito Márcio França.

Ele informou ainda que a implantação das 'estivas' é provisória, já que a prefeitura trabalha na elaboração de um projeto de urbanização daquela área, prevendo inclusive a construção de quiosques para comercialização de frutos do mar pelos próprios pescadores artesanais.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp