Delegado seccional pede investimentos para a Delegacia da Mulher de São Vicente


20/09/2005 10:26

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi

A Delegacia da Mulher de São Vicente poderá contar com uma sede própria. O pedido de construção foi encaminhado pelo delegado seccional de Santos, Antônio Mestre Júnior, à Secretaria de Segurança Pública do Estado. A informação foi repassada, por meio de ofício, à deputada Maria Lúcia Prandi (PT), que desde março vem cobrando melhorias na unidade.

De acordo com o documento enviado à parlamentar, também foi solicitada a liberação de recursos para abertura de licitação, visando à compra de material permanente. Com base em relatos feitos pela vereadora Mara Valéria Giangiulio (PT), que vistoriou a Delegacia da Mulher, a deputada Prandi havia cobrado a liberação de recursos estaduais para reforma e estruturação da unidade.

"Esta é uma notícia importante, que vamos acompanhar de perto para que as verbas sejam efetivamente liberadas. Assim, a Delegacia da Mulher terá melhores condições de atender à população feminina da cidade", destacou a deputada. A parlamentar coordena a Frente Regional para Enfrentamento da Violência contra a Mulher, que em março lançou a campanha "Violência contra a Mulher: 100% Não".

Para a vereadora Mara Valéria, esta é uma informação importante, que coroa a luta para que São Vicente passe a contar com uma delegacia de qualidade no atendimento à mulher.

Dados da Fundação Perseu Abramo apontam que, a cada 15 segundos, uma mulher é agredida no Brasil. "As DDMs representam um instrumento importante da política pública de prevenção e combate à violência contra a mulher", explica a deputada Prandi. Em 2004, foram registrados na região 12.850 casos de maus-tratos contra mulheres, uma média de 35 por dia ou 1,5 por hora.

A parlamentar explica que um dos principais objetivos da campanha é garantir condições de funcionamento a todas as Delegacias da Mulher da Baixada Santista. A ampliação do horário de atendimento também é necessária. Hoje, os equipamentos permanecem fechados à noite, nos finais de semana e feriados, períodos em que há maior incidência de casos de agressão.

e-mail: mlprandi@al.sp.gov.br

alesp