Diretoria do Conscre toma posse em 2002

Retrospectiva
28/01/2003 18:39

Compartilhar:


O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Walter Feldman, recebeu no dia 14/5, os membros e a diretoria do Conselho Estadual Parlamentar das Comunidades de Raízes e Culturas Estrangeiras (Conscre), empossada no dia 9/4. Antes da reunião, Feldman apresentou os membros do Conselho aos deputados presentes em plenário.

Fazem parte do Conscre doze comunidades estrangeiras: alemã, árabe/síria, armênia, chinesa, coreana, húngara, italiana, japonesa, judaica, peruana, portuguesa e russa. A Diretoria Executiva da entidade é formada pelo presidente, Thomaz Choi (da comunidade coreana); três vice-presidentes, Alberto Milkewitz (comunidade judaica), Cláudio João Pieroni (comunidade italiana), e Juniti Miyahara (comunidade japonesa); um secretário-geral, Sérgio Serber (representante da Assembléia Legislativa); e um diretor-administrativo, Marcos Lee (comunidade coreana).

A ênfase do encontro, dada por Feldman, foi o pioneirismo da iniciativa e a construção de uma nova geração, preocupada com a união entre os povos. Para Choi, o Conscre reúne várias comunidades que vivem em São Paulo, com o objetivo de trocarem informações e experiências.

Inauguração

Com o objetivo de promover a integração das comunidades estrangeiras radicadas no território paulista e possibilitar a inserção dos imigrantes e seus descendentes no contexto político e social, além de preservar as diversas culturas das comunidades, a Assembléia Legislativa inaugurou, no dia 22 de novembro de 2001, o Memorial do Conselho Estadual Parlamentar de Comunidades de Raízes e Culturas Estrangeiras (Conscre). O espaço passou a abrigar exposições de objetos representativos das diversas comunidades doados à Assembléia Legislativa.

A intenção principal foi aproximar as diversas colônias que convivem em cidades e bairros de São Paulo e dar a elas representatividade. Promover encontros, festas, discutir ações e problemas comuns e criar a possibilidade de que as comunidades possam tanto reivindicar como apresentar alternativas para os problemas que vivem.

Festival de Canto e Dança

O Conselho Estadual Parlamentar das Comunidades de Raízes e Culturas Estrangeiras (Conscre) promoveu durante o dia 30/6, um domingo, o seu 1º Festival de Canto e Dança, na Assembléia Legislativa. Além de muita música e dança, o que se viu na festa montada no estacionamento do prédio foi um congraçamento entre as diversas raças que formam o povo de São Paulo.

As barracas dos países representados - Alemanha, Arábia-Síria, Armênia, China, Coréia, Hungria, Israel, Itália, Japão, Peru, Portugal e Rússia - ofereciam simpatia e comidas típicas.

A Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo abriu oficialmente o festival, com a execução do Hino Nacional Brasileiro, que foi cantado por todos os presentes. No palco, entoaram o hino o presidente da Assembléia Legislativa, Walter Feldman, os cônsules-gerais da Alemanha, Dieter Zeisler; da República Popular da China, Shen Qing; da Coréia, Wha Hyon Jung; de Israel, Medad Medina; da Itália, Gianluca Cortese; do Japão, Keiji Hamada; e da Rússia, Igor Fedochenko; o cônsul da Coréia, Han Dal Jum; o vice-cônsul da China, Chen Xiquan; os representantes do Paraguai, do Peru, Armênia e Portugal, e o presidente do rabinato da Congregação Israelita de São Paulo, rabino Henri Sobel, ladeados pelas bandeiras dos países representados, que entraram em desfile.

alesp