Alerta sobre perigo da Síndrome Alcoólica Fetal


11/06/2008 19:31

Compartilhar:


O deputado Edson Giriboni (PV) apresentou projeto de lei que tem como objetivo resguardar a saúde do feto. A proposta sugere que todos os recipientes de bebidas alcoólicas produzidas e comercializadas no Estado de São Paulo tragam estampadas uma advertência sobre o perigo de ingestão de álcool por mulheres durante o período de gestação.

Segundo pesquisas realizadas, a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF) é o nome dado a um grupo de defeitos físicos e mentais congênitos que podem afetar o feto se a mulher beber durante a gravidez. Bebês que nascem com SAF apresentam anomalias faciais características como microcefalia (cabeça com tamanho menor), fendas, pálpebras estreitas, presença de epicanto (dobras de pele em cima da pálpebra superior), hipoplasia medial da face (pouco desenvolvimento do osso da face) e podem também apresentar deficiências mentais.

O projeto de lei do deputado Edson Giriboni é um instrumento de alerta para algumas gestantes que têm o hábito de ingerir bebidas alcoólicas sem se preocupar com os possíveis danos causados ao feto.

O projeto de Giriboni visa a prevenção através da conscientização das mulheres grávidas sobre os riscos que a bebida alcoólica pode trazer aos seus bebês. "Temos certeza que este projeto vai beneficiar toda a sociedade brasileira que desconhece tal perigo", finalizou o deputado.



egiriboni@al.sp.gov.br

alesp