Deputado reivindica Casa do Idoso para a Baixada


13/05/2009 11:10

Compartilhar:


A Baixada Santista poderá ter um local específico para o idoso receber avaliação médica, física e nutricional, bem como praticar atividades terapêuticas e socioculturais em horários em que tradicionalmente permanecem ociosos. Trata-se da Casa Dia do Idoso, cujo projeto será apresentado pelo deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) à Secretaria da Saúde.

Diferente dos asilos, que trabalham em regime de internação, a Casa Dia não funciona como um local de abrigo permanente. O núcleo caracteriza-se como um espaço comunitário e social para atendimentos de idosos que possuem limitações para a realização das Atividades da Vida Diária (AVD), mas que residem sozinhos ou com parentes ou amigos.

De acordo com o programa, o idoso terá, durante o dia, direito a serviços de assistência, saúde, fisioterapia, psicologia, lazer e apoio sócio-familiar. No final da tarde, retornam para o seu local de residência. A idéia do parlamentar é que Santos seja a primeira a cidade do Estado a contar com um serviço público desta natureza. Atualmente, somente instituições privadas e poucas organizações não-governamentais oferecem esse tipo de atendimento.

"O artigo 230 da Constituição Federal atribuiu à família, à sociedade e ao Estado o dever de amparar as pessoas idosas. Também assegura sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhe o direito à vida. A Casa Dia visa garantir o cumprimento desse dispositivo constitucional, minimizando a institucionalização de idosos em asilos", explicou o deputado.

pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp