Da Tribuna


17/11/2010 20:15

Compartilhar:


Reposição salarial do Judiciário



O deputado José Bittencourt (PDT) demonstrou preocupação em relação ao Orçamento 2011. Segundo ele, é preciso que as bancadas se articulem para tentar atender as demandas do Judiciário. "Os servidores da Justiça precisam de reposição salarial digna. Temos de ajudar, fazendo um grande planejamento orçamentário para o Poder Judiciário", declarou. Bittencout lembrou a importância do Orçamento no atendimento às necessidades da sociedade. "Peço a articulação dos deputados na votação do Orçamento 2011, pois a sociedade precisa de melhorias em todos os setores". (DF)



Amianto



Marcos Martins (PT) falou de projetos de lei que tramitam na Câmara Municipal de Curitiba e na Assembleia Legislativa do Paraná e pretendem banir o amianto nas indústrias daquele Estado. "Amianto não se controla, se bane", asseverou Martins. O deputado citou o caso de um trabalhador paranaense que contraiu asbestose por contato com a fibra, e foi indenizado com R$ 200 mil. Com relação à luta contra o amianto em São Paulo, Martins afirmou que vai continuar apelando aos deputados contra a aprovação de projeto de lei que permitiria a volta do mineral à indústria e às edificações paulistas. (DF)



PEC 300



Olimpio Gomes (PDT) declarou sua preocupação com a classe dos policias civis, militares e bombeiros, que aguardam a votação da PEC 300 no Congresso Nacional. "Estamos na expectativa de que essa PEC seja aprovada, pois nossos policiais e suas famílias passariam a contar com um piso salarial digno", disse Olimpio. O parlamentar lembrou o compromisso que o vice-presidente eleito Michel Temer fez em evento aberto, defendendo a PEC 300. "Digo à toda família policial civil e militar que no dia 22/11 estaremos em Brasília para cobrar os compromissos assumidos", comunicou. (DF)



Volta da CPMF



Edson Giriboni (PV) lamentou a posição da maioria dos governadores eleitos, que defendem a recriação de um imposto nos moldes da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), extinta em 2007. "O brasileiro já paga muitos impostos, e nossa preocupação no momento é impedir a volta da CPMF. Temos de criar garantias para os trabalhadores, fazendo com que nossa economia cresça", explicou. O parlamentar aproveitou a oportunidade para parabenizar a escolha do governador eleito Geraldo Alckmin, que indicou o nome de Sidney Beraldo para a pasta da Casa Civil. (DF)



Homenageando a dignidade



Edson Ferrarini (PTB), a respeito das dificuldades do Banco Panamericano, afirmou que não poderia deixar de render homenagem ao empresário Silvio Santos pela sua atitude, segundo o parlamentar, digna e ética ao dispor de seus bens para garantir crédito na solução dos problemas do banco. "Silvio Santos cria empresas no Brasil, cuida de seus funcionários e é a pessoa que mais imposto de renda paga neste país. Se o homem é o que demonstra nas suas atitudes, Silvio Santos acabou de mostrar como é digno e ético, e merece todo o meu respeito e minhas homenagens". (MZ)



Apelo aos partidos



Maria Lúcia Prandi (PT) solicitou ao presidente da Casa, Barros Munhoz, e aos líderes dos partidos que intercedam para que os deputados membros da Comissão de Educação ou seus suplentes compareçam às reuniões dessa comissão. Sugeriu que, se por alguma razão os deputados não puderem comparecer, os líderes indiquem outros para substituí-los. Prandi disse que o apelo é devido ao fato de a comissão não conseguir realizar as reuniões por falta de quórum. (MZ)



Falta tudo



Luiz Carlos Gondim (PPS) reclamou que a falta de quórum nas reuniões da Comissão de Saúde impede que projetos sejam discutidos, e lembrou ser muito grave a situação dos hospitais e postos de saúde no Estado, que não contam com mamográfos, aparelhos de ultrassonografia e nem agulhas para coleta de amostras na luta contra o câncer de mama. "A falta de medicina preventiva e a falta de possibilidade de diagnosticar a doença rapidamente são extremamente graves. Nem as organizações sem fim lucrativos estão conseguindo ajudar, tal a gravidade da situação", acentuou Gondim. (MZ)

alesp