Opinião - Um cartão de visitas ameaçado...


14/09/2011 12:24

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Como deputado estadual representante de Ribeirão Preto e região, reivindiquei, por meio de ofícios, ao governador Geraldo Alckmin, ao secretário dos Transportes Saulo de Castro è a diretora-geral da Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo), Karla Bertoco Trindade, prioridade máxima para um problema cuja complexidade agrava-se a cada dia em função da quantidade cada vez maior de veículos em circulação: a efetivação do projeto técnico, já elaborado pela concessionária Autovias, para a implantação de um novo sistema viário de acesso a Ribeirão Preto.

O projeto, orçado em R$ 95 milhões, prevê a construção de mais oito viadutos interligando os principais acesso à cidade com a avenida Castelo Branco. Segundo o estudo de tráfego feito pela Autovias, em outubro do ano passado, cerca de 70 mil veículos circulam diariamente pela rotatória de acesso a Ribeirão. Pelo projeto, uma nova interligação acabaria com o sistema de rotatória existente e já sobrecarregado pelo trânsito intenso. É um local onde quase todos os dias acontecem acidentes, exigindo a presença cotidiana da Policia Rodoviária para disciplinar o trânsito: um tipo de problema cuja solução não pode ser adiada!

A prioridade reclamada é fundamentada na realidade de um trecho realmente complicado; segundo a Autovias, porém, esse projeto depende da autorização da Artesp e, de acordo com a Artesp é preciso que o governador autorize o empreendimento.

Afinal, a Castelo Branco " cujos viadutos foram construídos, em minha última administração como prefeito de Ribeirão Preto, pelo ex-governador José Serra " cumpre sua função de desafogar o trânsito naquela região da cidade mas, lamentavelmente, empaca nos intermináveis congestionamentos na rotatória que faz a ligação de Ribeirão Preto com as rodovias Anhanguera (acesso ao Triângulo Mineiro e à rodovia Cândido Portinari), Abrão Assed (acesso a Serrana, Cajuru, Mococa etc.), Antonio Machado Santana (rumo a Araraquara, São Carlos etc.) e Antonio Duarte Nogueira (alcançando Sertãozinho, Pontal, Jaboticabal etc.).

O cartão de visitas representado pela avenida Castelo Branco acaba, assim, sendo ameaçado e apagado pelas imagens de um trânsito caótico que, inclusive, coloca em permanente risco seus usuários.

Atendendo essa prioridade, o governador Alckmin beneficiará, portanto, não apenas a cidade de Ribeirão Preto mas, também, inúmeras outras.

*Welson Gasparini é deputado estadual pelo PSDB e ex-prefeito de Ribeirão Preto.

alesp