Mais da metade dos alunos latino-americanos já sofreram bullying


10/11/2011 11:48

Compartilhar:


Dados recentes mostram que mais da metade dos alunos do 6º ano do ensino fundamental da maior parte das escolas latino-americanas confessa ter sofrido bullying. O relatório, baseado em dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e desenvolvido entre 2005 e 2009, mostra que o roubo (39,4%) é a agressão mais frequente, seguido de violência verbal (26,6%) e violência física (16,5%).

O bullying tornou-se um termo conhecido pela maioria, principalmente após serem divulgados diversos casos graves dessa violência em escolas de todo o mundo. Famosos como Lady Gaga e Justin Bieber já disseram ter sofrido com esse tipo de violência. Para o deputado Gilmaci Santos (PRB), os casos sempre existiram, mas agora são divulgados. "A violência na escola sempre existiu, só que a divulgação desses atos não resolve o problema, é necessário que toda a comunidade combata esse tipo de ação", disse.

O parlamentar apresentou o Projeto de Lei 1.239/2009, que institui o Programa de Combate ao Bullying nas escolas públicas e particulares do Estado. O PL propõe que a escola crie uma equipe multidisciplinar com a participação de docentes, alunos, pais e voluntários, para a promoção de atividades informativas, de orientação, prevenção e sanção interna.

Os autores do estudo examinaram os resultados de 2.969 escolas e 91.223 alunos de países como Argentina, Brasil e Colômbia. A análise revela que 51,1% dos estudantes dizem ter sido vítimas de bullying no mês anterior ao da pesquisa.



gilmacisantos@al.sp.gov.br

alesp