A história do centenário Colégio Dante Alighieri em pesquisa de Alessandro Dell"Aira


08/11/2011 09:31

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/MASSARANIDANTEx.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A fim de conhecer as obras de artistas ítalo-brasileiros existentes no acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, esteve ontem na Assembleia Legislativa o intelectual italiano Alessandro Dell"Aira, atualmente docente pesquisador do Colégio Dante Alighieri de São Paulo e colaborador da revista Dante Cultural.

Pesquisador, romancista e tradutor, Dell"Aira foi diretor do Instituto Italiano de Cultura em Portugal, do Liceu Italiano de Madri e responsável pela área educacional do Consulado Geral da Itália em São Paulo, entre 2005 e 2010. Acompanhado pelo superintendente do Patrimônio Cultural, Emanuel von Lauenstein Massarani, o escritor mostrou-se profundamente surpreso pela diversidade do acervo e aproveitou a ocasião para oferecer à biblioteca do Parlamento paulista um exemplar do livro que acaba de lançar sobre a história do Istituto Medio Italo-Brasiliano Dante Alighieri de São Paulo, intitulado Longo Estudo " Grande Amor. A obra foi editada em português pela Annablume em comemoração ao centenário do Colégio Dante Alighieri. Na foto, o visitante, tendo ao fundo uma obra de Waldemar Navarro, entrega a Massarani exemplares de sua importante pesquisa. (mlf)

alesp