IPTU progressivo na Capital é defendido no plenário


07/12/2001 18:36

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

A administração da prefeita Marta Suplicy na cidade de São Paulo foi elogiada na tarde desta sexta-feira, 7/11, no plenário da Assembléia Legislativa, pelo deputado estadual Hamilton Pereira (PT), ao abordar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) progressivo que ela pretende colocar em prática no ano de 2002. "O IPTU que a prefeita Marta defende traz a seguinte lógica: quem ganha mais paga mais e quem ganha menos paga menos ou não paga nada" ,disse.

De acordo com Hamilton Pereira, que atualmente ocupa o cargo de 1º secretário da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, quem está chiando com o IPTU progressivo é a elite paulistana. "É uma elite quem acha que quem deve pagar os impostos são os mais pobres. Quando alguém mexe em seus lucros, esperneia. O novo IPTU acaba com essa lógica cruel ao fazer justiça social, via redistribuição de renda", observa.

A Força Sindical também foi criticada pelo deputado. "É uma central sindical vinculada à classe dominante do País. Ela deu vexame ao reunir apenas 50 pessoas no viaduto do Chá ao organizar protesto contra o IPTU progressivo", revela.

Após o recebimento das cartas explicando os critérios de cobrança do IPTU progressivo, disse Hamilton Pereira, a população entendeu a proposta e passou a apoiá-la. Conforme os novos critérios, 1,6 milhão de contribuintes deixarão de pagar o imposto, "dinheiro que passará a circular na economia e que contribuirá para gerar empregos", argumenta.

Ao parabenizar a prefeita Marta Suplicy "pela coragem e ousadia de sua proposta", o parlamentar espera que o exemplo da cidade de São Paulo seja seguido por outras prefeituras do Brasil. "Estamos entrando em outra fase da administração dos recursos públicos, que precisa melhorar o sistema de arrecadação para redistribuir a riqueza no País", conclui.

alesp