Prevenção ao câncer de mama é tema de sessão solene


13/05/2002 16:15

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/cm13mai02d.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

A importância do diagnóstico precoce como forma de prevenção ao câncer de mama foi o enfoque da sessão solene realizada nesta segunda-feira, 13/5, na Assembléia Legislativa. De iniciativa da deputada Rosmary Corrêa (PMDB), a solenidade, em comemoração ao Dia Estadual de Prevenção ao Câncer de Mama, instituído pela Lei 10.459/99, de autoria da deputada Rose, contou com a presença de diversos especialistas que discorreram sobre a necessidade de se diagnosticar precocemente a doença para que o tratamento tenha maior possibilidade de ser bem sucedido.

O auto-exame ainda é a melhor forma de detecção do problema, somada à mamografia e ao exame-médico, contudo, a dificuldade de acesso a estes recursos tem sido um empecilho às camadas menos favorecidas da população. "Não existe combinação mais cruel do que câncer e pobreza", afirmou o gerente médico do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC), Francisco Ricardo Gualda Coelho. Da mesma forma, o diretor do Departamento de Mastologia e professor de Ginecologia da USP, José Aristodemo Pinotti, ressaltou que, além do trabalho voluntariado, é imprescindível que haja um esforço governamental para tornar acessível a todas as mulheres as formas de prevenção ao câncer de mama.

No evento, foram entregues diplomas às formandas do Curso de Capacitação do Voluntariado, cujo patrono foi o doutor Pinotti. A importância da atuação do voluntariado nesta área foi exaltada por todos, principalmente como meio de conscientização da mulher na prevenção ao câncer de mama.

A solenidade contou com a presença do Coral Juvenil do Centro Universitário Adventista que, além do Hino Nacional, entoou diversas canções.

alesp