Deputado comemora fim do licenciamento do "lixão" em Mogi


04/07/2007 11:35

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Luiz Carlos Gondim

O deputado Luiz Carlos Gondim (PPS), 2.º vice - presidente da Assembléia Legislativa e coordenador da Frente Parlamentar Contra a Implantação do Aterro Sanitário Regional no Distrito Industrial do Taboão, em Mogi das Cruzes, comemorou a decisão do Estado de não implantar um aterro sanitário no município. Ele informou que Francisco Graziano, secretário de Estado do Meio Ambiente, determinou nessa terça-feira, 3/7, o arquivamento do processo para a expedição da Licença Ambiental Prévia (SMA n.º 13.568/2003) para a Construtora Queiroz Galvão iniciar a instalação de um aterro sanitário.

A audiência pública para a discussão do projeto da construtora Queiroz Galvão já havia sido suspensa graças a duas liminares judiciais expedidas horas antes de sua realização, marcada para o dia 8 de maio último, na sede do Bunkyo, em Mogi das Cruzes.

Gondim afirma que a população de Mogi das Cruzes e representantes de diversos setores da sociedade civil se mobilizaram contra a medida. "Se fosse instalado, o aterro sanitário ocuparia uma área de 2 milhões de metros quadrados no bairro do Taboão e teria capacidade para receber mais de 1 milhão de toneladas de lixo, o que dá mostras de que a construtora planeja usar o aterro para captar lixo de outras cidades na região", explica.

Também o Sistema Aqüífero Taubaté, lembra o parlamentar, pode ser contaminado caso seja instalado o aterro, destacando que esse sistema está localizado entre a serra da Mantiqueira e a serra do Mar, numa área de 2 mil quilômetros quadrados, cujo centro está localizado sob o distrito do Taboão. Sua descarga natural é feita no rio Paraíba do Sul, que atravessa o Vale do Paraíba e corta todo o Estado do Rio de Janeiro, além de ser o principal fornecedor de água para o consumo das cidades que o margeiam.

lcgondim@al.sp.gov.br

alesp