Incra e sem terra de Colômbia reúnem-se na Assembléia


09/11/2005 10:09

Compartilhar:


Cerca de 30 trabalhadores rurais sem terra, que há sete anos estão acampados em uma estrada da zona rural da cidade de Colômbia (interior do Estado), estiveram na Assembléia Legislativa nesta terça-feira e reuniram-se com a deputada Beth Sahão (PT), presidente da Comissão de Agricultura e Pecuária, e com Osvaldo Ali Junior, assessor da presidência da superintendência regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Cinqüenta famílias estão à espera da desapropriação de uma área para assentamento. A deputada visitou o acampamento há pouco mais de uma semana e agendou a reunião com o Incra.

Ali Junior informou aos acampados que não existe área em estudo na região, mas que eles podem indicar a terra para análise do Instituto. Ele ressaltou que o processo de desapropriação e compra da área pode demorar pelo menos um ano, caso não ocorra nenhum questionamento jurídico.

Ao todo, cerca de 10 mil famílias estão acampadas no Estado de São Paulo, metade delas na região do Pontal do Paranapanema. Em 2005 foram assentadas pelo Incra cerca de 1.500 famílias e outras 1.700 aguardam decisão judicial para emissão de posse das terras.

Beth acredita que a reunião trouxe esclarecimentos importantes aos acampados. "Eles saíram do isolamento em que estavam, sem nenhum tipo de informação", declarou a parlamentar.

bsahao@al.sp.gov.br

alesp