Parlamentar considera vitoriosa Greve na Sabesp


28/05/2004 16:10

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Nivaldo Santana

Assembléia dos trabalhadores da Sabesp realizada nesta quinta-feira, 27/5, deliberou pela suspensão do movimento grevista e aprovação do acordo coletivo. A greve começou na quarta-feira e conseguiu derrotar a proposta inicial da empresa que, entre outras coisas, pretendia aplicar um draconiano plano de demissão em massa. A intenção da Sabesp era demitir até 20% dos atuais funcionários.

As principais conquistas do movimento foram a reposição das perdas salariais, a ampliação dos benefícios e a garantia no emprego de 98% dos funcionários. O deputado Nivaldo Santana (PCdoB), ex-presidente do sindicato da categoria e funcionário da Sabesp há 26 anos, destacou a grande maturidade da liderança sindical, o alto nível de mobilização da greve e a crescente representatividade do Sintaema.

Na Cetesb, outra empresa da base do sindicato, as negociações se desenvolveram de forma mais madura e não houve necessidade de greve para a conclusão do acordo coletivo. Nivaldo Santana, que participou das assembléias das duas empresas e esteve em diversas áreas em greve da Sabesp, considera que já passou da hora do governo estadual adotar uma nova política salarial para os servidores do setor público. A continuidade do arrocho poderá provocar uma onda de greve em diversas categorias do funcionalismo.

gabinete@nivaldosantana.com.br

alesp