Equilíbrio da cor e modulação dos signos, exaltam o sentido poético de Sérgio Grecco

Acervo Artístico - Emanuel von Lauenstein Massarani
01/03/2005 14:00

Compartilhar:


Antes de alcançar a essência de uma escolha difícil, entre inúmeras solicitações que fascinam o olhar, o imediatismo das imagens de Sérgio Grecco é fruto de um longo trabalho e de uma longa maceração.

Linguagem profundamente lírica, distendida em grandes espaços, cuja estrutura baseia-se sobre relações inusitadas, onde a cor tonal esconde com modulações de transparência leves e ricas. Existe em sua obra uma clara vontade de objetivar o sonho, de defini-lo num espaço onde não possa fugir, onde a cor e a forma semi-escondidas, concorrem harmoniosamente e com sabedoria para esse fim.

O artista nos propõe, enfim, uma obra figurativa, onde a alma se perde em sintonia com a visão revelada num instante de graça da criação. Suas qualidades estão afinadas numa composição praticamente atmosférica.

O que mais exprime a pintura de Sérgio Grecco é a sua justa medida de interpretação da realidade, aliada à sua capacidade de síntese. O sentido poético do artista se exalta através do equilíbrio da cor, quanto pela modulação dos signos.

"Homenagem a Van Gogh", obra de Sérgio Grecco doada pelo Deputado Walter Feldman ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho, constitui-se num heterogêneo panorama de grande beleza, onde pássaros sobrevoam numa paisagem "sui generis", num contínuo e progressivo cromatismo que vai do amarelo-ocre dos campos ao azul do céu entrecortado por nuvens destemperadas.

O Artista

Sérgio Panico Grecco nasceu em São Paulo no ano de 1950. Formou-se em Medicina, profissão que exerce em Serra Negra, paralelamente às artes plásticas.

Participou de inúmeras exposições individuais e coletivas, ressaltando-se: XVIII Salão de Artes Plásticas de Franca; X Salão de Artes Plásticas de Itanhaém; XXIII Exposição de Artes Plásticas Bunkyo (1994); IX Salão de Artes Plásticas de Itanhaém; XIX Salão de Artes Plásticas de Franca; XXIV Exposição de Artes Plásticas Bunkyo (1995); VI Salão de Belas Artes de Serra Negra (2002).

alesp