Notas do Plenário


19/03/2008 20:45

Compartilhar:


Água

Cido Sério (PT) falou sobre a importância da preservação da água no planeta. Segundo ele, algumas regiões do Brasil carecem de água potável e é necessária a economia desse recurso pela população para que continuemos a ter água no planeta. "Porque água é energia, é vida", afirmou. Sério ressaltou a importância de haver uma ação global para conscientizar a população mundial que a água é finita e indispensável para a vida. (ME)

Polícia

Olímpio Gomes (PV) falou sobre a movimentação de policiais utilizados em escoltas, segundo ele, irregulares, no Estado de São Paulo e o mau uso dos cartões de débito. Ele criticou a atitude da Assembléia Legislativa de não apurar o caso e afirmou: "Esta Casa não vai se movimentar para abrir CPI". Ele acusou policiais de estarem prestando serviços particulares para membros do Legislativo e pediu providências do governador. (ME)

Linha D

Nesta quarta-feira, 19/3, Donisete Braga (PT) iniciou campanha em cidades do Grande ABC para a volta da linha D do expresso da CPTM. Ele disse que é necessário proporcionar mais conforto aos usuários e dar mais opções de transporte para quem trabalha na capital. Para Braga, "o bilhete único é fundamental, já que a tarifa é extremamente cara para circular num curto espaço de tempo". Braga acredita que investimentos em transporte público farão com que o cidadão deixe seu veículo em casa, assim como na Europa. (ME)

Saúde

Uebe Rezeck (PMDB) falou da necessidade de descentralizar a perícia médica no Estado. Rezeck tomou café da manhã com alguns peritos, que ressaltaram a importância da ampliação dessa assistência para descongestionar o atendimento na Capital. Esse projeto foi aprovado pela Assembléia, mas vetado pelo Executivo. "Eu espero que esta Casa consiga derrubar o veto", afirmou. Rezeck afirma que doentes de Presidente Prudente e Marília, por exemplo, não precisariam se deslocar de tão longe. "O tratamento aos cidadãos seria mais humanitário." (ME)

Sustentabilidade

Cido Sério (PT) comentou que o público consumidor pode contribuir com ações ligadas à sustentabilidade. Ele citou que na Europa os produtos vêm com informações sobre como foram fabricados e, em geral, os consumidores os rejeitam se não foram produzidos de maneira limpa. "Deveríamos fazer o mesmo aqui no Brasil", sugeriu. "É importante termos esta preocupação para caminharmos em direção a um mundo melhor e sustentável", acrescentou. (GF)

Agressores impunes

Conte Lopes (PTB) falou das torcidas organizadas e os problemas de violência ocasionados por elas. "Ouvi no rádio que um garoto de 16 anos foi encontrado morto próximo ao estádio do Morumbi e ele estava usando camiseta da torcida Independente". Para Lopes, torcedores que querem apenas brigar, em vez de torcer para seu time, fazem o que querem devido à impunidade. "Quem faz isso deve ser detido nos termos da lei e ser condenado, para que pense duas vezes antes de agredir novamente", afirmou. (GF)

Cidadania

Para Olímpio Gomes (PV), a contribuição do coronel Antonio dos Santos à Polícia Militar é sinônimo de orgulho. "Ele entrou para a inatividade, mas enalteceu o papel da Polícia Militar enquanto trabalhava", disse. Gomes também reclamou de um fato ocorrido na Assembléia, em que uma funcionária teve problema com o carro, devido ao arriamento da bateria e, ao procurar a oficina local, foi mal atendida. Ela procurou, então, os soldados Kioraru e Zago, e o cabo Antonio Luiz, para que a auxiliassem. "Eles se desdobraram até resolver a situação", afirmou o deputado. "Quero elogiar o trabalho prestado pelos assistentes da PM", concluiu. (GF)

Patrocínio indevido

Conte Lopes (PTB) questionou o investimento de R$ 6,8 milhões para a filmagem sobre o Primeiro Comando da Capital. "O PCC aterrorizou São Paulo durante três dias e matou 44 pessoas da Segurança Pública. De onde vem este investimento? De bandidos? Enquanto isso, há outro filme sobre a rota da polícia que não é rodado por falta de patrocíno", reclamou. Segundo Lopes, a filmagem sobre o PCC vai apresentar a força do crime organizado em São Paulo, o que ele considera ruim, pois há assuntos melhores a serem abordados. O deputado disse que viu a matéria sobre as filmagens no Jornal do SBT desta terça-feira, 18/3. (GF)

Imigração japonesa

Samuel Moreira (PSDB) comunicou que na próxima terça-feira, 25/3, às 19h, terá início na Assembléia Legislativa a programação em homenagem à comemoração dos 100 anos da imigração japonesa no Brasil. O deputado destacou a importância de o Parlamento paulista participar da homenagem a essa comunidade, que tanto contribuiu para o desenvolvimento do nosso Estado e do nosso país. (MS)

Respeito aos brasileiros

Destacando os pronunciamentos feitos no ato público convocado para iniciar o debate sobre a discriminação contra cidadãos brasileiros no exterior, Bruno Covas (PSDB) informou que as várias medidas propostas durante o evento serão encaminhadas a organismos internacionais e ao Ministério das Relações Internacionais. O deputado lamentou que o ministério não tenha atendido convite para participar do ato, afirmando que é preciso superar a inércia da pasta. (MS)

Agressões a evangélicos

José Bruno (DEM) protestou contra o tratamento ofensivo dedicado aos evangélicos nos meios de comunicação e especialmente na Rede Globo. Segundo o deputado, os evangélicos entram nos lugares onde nem o poder público entra, levando conforto material e espiritual a doentes e necessitados, mas nas novelas são apresentados como irracionais e tresloucados. José Bruno também questionou entidades de direitos humanos que, segundo ele, saem em defesa das vítimas de discriminação por opção sexual, mas se calam frente à agressão cometida contra os evangélicos. (MS)

CESP

Carlos Giannazi (PSOL) associou-se ao protesto do deputado José Bruno, avaliando que a mídia apresenta uma imagem distorcida dos evangélicos, criando estereótipos que ferem a liberdade de culto. Giannazi referiu-se, também, à ação direta de inconstitucionalidade contra a privatização da CESP, que seu partido ingressou junto ao Supremo Tribunal Federal. Para o parlamentar, com a venda da companhia energética, o governador Serra iniciará uma terceira onda de privatizações, que não pode ser aceita pela população e pelo parlamento paulista. (MS)

Sinalização positiva

Crítico contundente de diversas posições do Executivo, Olímpio Gomes (PV) parabenizou o governo por medida que, "se não é solução para a tragédia em que vive a família policial, ao menos sinaliza positivamente para mudanças". Tratava o deputado do projeto de lei do governador que garante a permanência de adicionais de exercício nos proventos dos inativos da polícia militar e civil feridos em serviço ou em decorrência de ato de serviço. Olímpio Gomes pediu que o PL tramite em regime de urgência e saudou o soldado Carlos Alberto Santana de Oliveira, cuja presença nesta Casa sensibilizou deputados e governo. (MS)

Drogas

Dárcy Vera (DEM) afirmou que os juízes que estiveram à frente da vara da infância no município de Ribeirão Preto sempre desenvolveram um excelente trabalho, mas lamentou que o número de jovens e adolescentes envolvidos com drogas venha aumentando naquela cidade, reiterando a necessidade de ações firmes e permanentes de combate às drogas. Vera referiu-se, ainda, às ações desenvolvidas pelos evangélicos no apoio a familiares de pacientes nos hospitais. (MS)

alesp