Aprovado na CCJ PL que cria parque na Serra do Japi


26/11/2009 17:08

Compartilhar:


O projeto do deputado Pedro Bigardi (PCdoB), que propõe a criação do Parque Estadual da Serra do Japi, recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça. Agora o projeto será analisado pela Comissão de Meio Ambiente e de Finanças e Orçamento, para então ser colocado em votação na Casa.

O projeto de lei de Bigardi é fruto do dialogo com ONGs e de contribuições de especialistas da área ambiental, num trabalho de parceria e participação popular democrática. O deputado realizou, no mês de outubro, uma audiência pública na Câmara de Jundiaí para discutir o projeto. No dia 7/12, será a vez da audiência na Câmara Municipal de Cabreúva, a partir das 19h30. "Queremos envolver toda a sociedade nessa importante discussão", explica o parlamentar.

O parque estadual possibilitará a preservação permanente do Japi por meio de uma integração entre as prefeituras que compõe a serra (Jundiaí, Cabreúva, Cajamar e Pirapora do Bom Jesus), o governo do Estado e a sociedade civil organizada. Atualmente menos de 5% da área tombada da serra do Japi tem mecanismos consistentes de proteção à fauna e à flora, com a criação do parque será possível preservar a serra em sua totalidade. "Se o parque não for criado agora, vamos perder a serra do Japi para os grupos que praticam especulação imobiliária e para os loteamentos que já estão invadindo a área", alerta Bigardi.



pabigardi@al.sp.gov.br

alesp