Sessão solene comemora aniversário de instituição das Organizações Sociais


03/06/2002 13:00

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Aberta pelo presidente da Assembléia Legislativa, deputado Walter Feldman (PSDB), a sessão solene realizada nesta segunda-feira, 3/6, por solicitação do deputado João Caramez (PSDB), comemorou o 4.° aniversário de instituição das Organizações Sociais (OS). A solenidade contou com a presença, dentre outras autoridades, do secretário de Estado da Saúde, José da Silva Guedes; do presidente do Sanatorinhos, Moacir Walter de Souza, representando as organizações sociais; e do vereador Gilberto Natalini.

Instituídas por meio de lei complementar, as OS, entidades filantrópicas identificadas pela tradição de idoneidade e competência, trabalham em parceria com o Estado, especialmente no que diz respeito ao gerenciamento dos recursos humanos em hospitais.

O secretário da Saúde salientou que, embora a idéia tenha sido muito combatida a princípio, as OS têm demonstrado capacidade e idoneidade no gerenciamento do dinheiro público. "O SUS, contudo, enfatizou o secretário, muitas vezes subfinancia as entidades, tornando necessária uma discussão sobre novas formas de financiamento, já que mais da metade dos leitos hospitalares no Estado de São Paulo são filantrópicos oferecidos ao SUS."

Para Feldman, "o Parlamento teve papel relevante na implantação das 15 OS já existentes ou em fase de implantação". O presidente do Sanatorinhos lembrou que as OS nasceram sob a inspiração do governador Mário Covas e são "entidades que representam a modernidade no gerenciamento da saúde, fazendo-se necessária a criação de uma consciência nacional da importância da saúde com a participação de todos os segmentos da sociedade".

O Hino Nacional foi entoado por Eliane Fernandes com o acompanhamento do trompetista Edmilson Bosco.

Ao final, apresentou-se um quarteto de clarinetes.

alesp