Emenda nº 1 à LDO reserva recursos ao campus da Unesp da região de Sorocaba


14/05/2002 16:02

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

A emenda de nº 1 à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que está em debate na Assembléia Legislativa, reserva recursos para a manutenção e ampliação do campus da Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), na Região de Sorocaba, e foi apresentada pelo 1º secretário da Mesa Diretora da Assembléia, deputado Hamilton Pereira (PT).

O deputado retornou aos trabalhos parlamentares na Assembléia Legislativa no último dia 7/5, 35 dias depois de sofrer um derrame cerebral. Sua volta foi marcada pela apresentação da primeira emenda à LDO e de um projeto de lei que informatiza o processo de visitas aos presos para evitar fugas das unidades prisionais do Estado de São Paulo.

De acordo com o deputado, há necessidade de assegurar recursos no Orçamento do Estado de 2003 para que o campus de Sorocaba implemente novos cursos que atendam as demandas e caraterísticas dos municípios da região, como o de graduação em energia elétrica e o de turismo e hotelaria. Da mesma forma, os cursos iniciais de mecatrônica e engenharia ambiental necessitam de recursos para a sua manutenção em 2003, bem como o Núcleo Multidisciplinar para o desenvolvimento regional auto-sustentável, com preservação ambiental e a pesquisa de formas alternativas de energia.

"A garantia dos recursos é necessária para que a Unesp possa promover a manutenção dos cursos iniciais, assim como a implantação dos demais no Campus Avançado da Região", diz Hamilton Pereira. Ele foi o autor da subemenda, subscrita por outros deputados da região, que reservou verba de R$ 8 milhões, no Orçamento deste ano, para que a Unesp pudesse criar o novo campus na região de Sorocaba, que reivindicava há 30 anos uma universidade pública.

A LDO define a aplicação dos recursos públicos do Orçamento do Estado para o ano seguinte, no caso, 2003. Como esta lei tem por finalidade fixar metas e prioridades dentro do Orçamento, as emendas não especificam os valores. Ela deve ser votada até o final de junho, caso contrário a Assembléia não entra em recesso parlamentar.

alesp