CPFL confirma instalação de medidores individuais em bairros carentes de Cubatão


11/05/2005 11:27

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi

A CPFL deve concluir até agosto a instalação de medidores individuais de energia elétrica em 929 moradias da Vila Esperança, Ilha Bela, Sítio Novo e Morro do Índio. O compromisso foi confirmado durante reunião, na manhã de terça-feira, dia 10/5, entre a deputada Maria Lúcia Prandi (PT), a direção regional da concessionária e lideranças comunitárias. O encontro foi agendado após protesto dos moradores em função da existência de "relógios" coletivos para medição do consumo de luz.

Segundo explicou o gerente de Poder Público da CPFL, Luiz Antônio Campos, a mudança já vem sendo feita desde o ano passado, a partir de reivindicações da própria comunidade. Paralelamente à instalação dos medidores individuais, a concessionária também realiza um trabalho de orientação às famílias sobre a necessidade de um consumo consciente da energia. Conforme relatou Campos, este acompanhamento é feito casa a casa nos três meses posteriores à instalação do relógio na residência.

"Nesse período é cobrada somente a cota mínima, mesmo que o consumo ultrapasse esse valor. Somente depois é iniciada a cobrança proporcional à energia gasta", afirmou o gerente da CPFL. Segundo ele ponderou, a alteração não foi feita de forma simultânea nas quase três mil casas dos núcleos, porque isto inviabiliza o trabalho de conscientização. "Vamos fazendo as duas ações conjuntamente e isto não seria possível nas três mil unidades consumidoras ao mesmo tempo", acrescentou.

As informações foram bem recebidas pela deputada Prandi. "É importante que a concessionária tenha essa preocupação com o consumo consciente de energia. De nada adianta as pessoas gastarem muito, se depois não tiverem condições de pagar as contas. Os dois lados " empresa e cidadão " saem perdendo", enfatizou. A importância do trabalho de conscientização também foi destacada pelas lideranças comunitárias presentes ao encontro.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp