Indicação propõe detectores de metal e câmeras de vídeo no aeroporto de Sorocaba


28/05/2004 15:19

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Amary

A instalação de detectores de metais e câmaras de vídeo, para aumentar a segurança de passageiros e usuários do Aeroporto Bertrand Luiz Leupolz, em Sorocaba, foi proposta em indicação apresentada pela deputada Maria Lúcia Amary (PSDB). O aeroporto passa por reformas, que estão sendo realizadas em parceria entre o Estado e a prefeitura.

A deputada também já propôs a instalação de detectores de metais nas entradas da Assembléia, para controlar o acesso de pessoas portando armas ou instrumentos que pudessem representar ameaça à segurança. "Atualmente, qualquer pessoa pode chegar aos gabinetes dos deputados diretamente e isso expõe tanto os parlamentares quanto os funcionários da Casa", afirma Maria Lúcia.

A preocupação com a segurança em locais de grande concentração de público tem levado a deputada a apresentar diversos projetos. No ano passado, por exemplo, Maria Lúcia propôs a instalação de detectores de metais e câmeras de vídeo nos fóruns de todo o Estado.

A parlamentar diz que apresentou o projeto porque ficou sensibilizada com as mortes dos juízes José Antônio Machado Dias, em Presidente Prudente, no dia 14 de março de 2003, e Alexandre Martins de Castro Filho, em Vila Velha (ES) no dia 23 de março do mesmo ano. Eles supostamente foram atacados por marginais, em represália a julgamentos de que participaram.

"Hoje existem mais de 50 magistrados ameaçados de morte porque atuam na área criminal e lidam com marginais que estão cada vez mais ousados e armados", afirma a deputada. Para ela, a proteção oferecida atualmente - da qual os juízes assassinados se beneficiavam - não está definida de forma ideal e, por isso, não é suficientemente eficaz.

mlamary@al.sp.go.br

alesp