Notas do Plenário


17/03/2008 17:24

Compartilhar:


Desânimo e descrédito

Carlos Giannazi (PSOL) comentou sua participação em manifestação, na última sexta-feira, 14/3, denunciando a falta de investimentos na educação. "O que estamos assistindo é um desânimo e descrédito da atual secretária da Educação", disse referindo-se às acusações feitas por ela aos professores, culpando-os pelo mau funcionamento da rede escolar. Giannazi falou que os ataques que a secretária Maria Helena Guimarães de Castro fez aos professores através da grande mídia foi covarde, e exigiu sua exoneração do cargo. (ME)

Delegacia de Morro Agudo

José Bittencourt (PDT) fez um apelo ao delegado-geral do Estado, Maurício Freire, ao secretário da Segurança Pública, Ronaldo Marzagão, e ao Judiciário, para que elevem a delegacia do município de Morro Agudo da terceira para a segunda classe. Ele disse que há um decreto pronto, elaborado em 27/12/2006, em que falta apenas a assinatura do governador. "Queremos saber em qual gaveta ele está parado", afirmou. "O que percebemos é que a entidade criminosa está saindo das grandes cidades e indo para as menores e isso exige uma preparação desses municípios", disse. (ME)

Cadastro de medula óssea

Bruno Covas (PSDB) esteve nesta segunda-feira, juntamente com o secretário estadual de Gestão Pública, Sidney Beraldo, na inauguração do Poupatempo do município de Santos e disse estar feliz com a continuidade dos projetos sociais iniciados em 1997, no governo Mário Covas. O deputado também convidou a população para comparecer no Hall Monumental da Alesp até as 18h desta segunda-feira para o cadastramento da medula óssea: ele afirmou que já retirou amostra de sangue para se cadastrar. (ME)

Novo trevo

Orlando Morando (PSDB) reforçou o convite e elogiou a iniciativa de Bruno Covas no dia do cadastramento para doação de medula óssea. Morando contou que no último sábado, 15/3, houve a inauguração de um novo trevo na cidade de São Bernardo do Campo, que ligará o município de ponta a ponta. Esse novo trevo aliviará o trânsito dentro da cidade e novos bairros serão beneficiados. Segundo Morando, o atual governo está investindo em transportes coletivos, ampliando as linhas de metrô e melhorando as linhas da CPTM. (ME)

Obra parada

Mário Reali (PT) mostrou sua preocupação com o transporte público e disse que é necessário haver muitos investimentos nessa área, mas que não se pode esquecer da Saúde e da Educação. O deputado criticou a paralisação de uma obra em Diadema, iniciada há 13 anos. O governo, segundo Reali, não colocou a obra como prioritária. "Prometeu entregá-la neste mês de março e a obra continua parada". Reali ainda agradeceu a família Papaiz pela doação de um terreno para a construção de uma unidade da Fatec voltada ao curso de Cosmetologia. (ME)

Mídia parcial

Conte Lopes (PTB) contou que neste fim de semana, a PM teve um cabo, Francisco Carlos, morto em serviço. Segundo Lopes, o cabo estava no último horário de trabalho e resolveu parar numa padaria conhecida para cumprimentar amigos. No local estava ocorrendo um assalto e o cabo foi executado com dois tiros na nuca. Lopes se revoltou, pois além de não haver uma pena mais rígida para esses criminosos, a mídia não noticiou o ocorrido e quando acontece o contrário, a imprensa critica os policiais. "Esses bandidos são vangloriados no mundo do crime, pois mataram um policial". (ME)

EE em mau estado

Outra crítica feita por Carlos Giannazi (PSOL) é o mau estado da EE República Argentina, que está sem portão, com a quadra esportiva inviabilizada para a prática de educação física (disciplina obrigatória) e está sem carteiras. Segundo Giannazi, as salas de aula são compostas por 50 alunos, que revezam para utilizar as carteiras. Novamente, ele pediu que o governo retire a secretária Maria Helena do cargo, pois qualquer política que ela proponha não será aceita pelos profissionais, que foram "atacados covardemente". (ME)

Mais oportunidades

Marcos Martins (PT) falou que esta segunda-feira foi um dia muito importante para a região de Osasco, pois houve "uma reunião entre os prefeitos de Osasco, Carapicuíba, Juquitiba, Taboão da Serra e Pirapora do Bom Jesus, com objetivo de buscar recursos para projetos de inclusão de pessoas que necessitem de assistência social". De acordo com Martins, políticas públicas que favoreçam cidadãos portadores de deficiência fará com que eles tenham mais oportunidades nas escolas estaduais. (ME)

Desvalorização dos professores

Carlos Giannazi (PSOL) considerou necessário fazer um reparo à reportagem publicada no jornal O Estado de S. Paulo, do último domingo, que, segundo ele, sugere que os professores sejam privilegiados por gozar de aposentadoria especial. Para Giannazi, setores conservadores da mídia fazem coro com a Secretaria da Educação para dizer que os professores são os responsáveis pelos problemas do ensino no Estado. "Não há privilégio, o que há é uma profunda desvalorização dos salários e dos profissionais", argumentou o deputado, lembrando que o salário-base de um professor da rede estadual é R$ 773,40.

Represa Billings

Lembrando que a Assembléia discutiu durante quase quatro anos uma lei específica para a represa Guarapiranga, o deputado Donisete Braga (PT) cumprimentou Alex Manente (PPS) pela iniciativa de criação de frente parlamentar em defesa da Billings e dirigiu apelos ao Executivo para que encaminhe no menor prazo possível uma lei específica para a represa, única forma de evitar a degradação da região que tem reflexos sobre todo o ABC.

alesp