R$ 500 para acelerador linear


21/12/2009 15:33

Compartilhar:


Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) foi o primeiro parlamentar da região a cumprir o acordo de repasse de verba para a compra do acelerador linear. Utilizado no tratamento por quimioterapia de pacientes com câncer, o aparelho vai equipar o Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) da Santa Casa Misericórdia de Santos.

A autorização da verba foi confirmada pelo parlamentar após reunião na Casa Civil do Governo do Estado, onde fez a indicação do recurso para o hospital. A expectativa é de que o convênio seja assinado em janeiro. Porém, a compra do equipamento só deverá ser efetiva após a complementação da soma.

"Como o acelerador linear é essencial para redução da fila de espera no tratamento por quimioterapia, priorizei a emenda. Tenho certeza que os demais colegas, que se comprometeram com o hospital, também farão o mesmo. A situação é emergencial, pois a procura é muito grande e o tratamento não pode esperar", explicou Paulo Alexandre.

Quando o novo equipamento estiver instalado e em funcionamento, será possível a realização de sessões de radioterapia em neoplasias (tumores) com maior eficácia em relação ao aparelho atualmente em funcionamento na Santa Casa. O câncer de próstata, por exemplo, não pode ser tratado pela bomba de cobalto.



pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp