Da Tribuna


09/05/2011 20:16

Compartilhar:


Justiça morosa



A respeito do último concurso público para o cargo de Oficial de Justiça, realizado em 2009, Carlos Giannazi (PSOL) disse ter encaminhado requerimento ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e ao Ministério Público do Estado, cobrando do TJ a chamada dos concursados. "O concurso foi realizado há mais de 18 meses, tem 5 mil aprovados, mais de 3 mil vagas e o TJ não faz a chamada. O prejuízo maior é da população, que continua sendo vítima de uma justiça morosa, lenta e cara". Ele ainda pediu que o TJ atenda as reivindicações dos servidores do Judiciário e "honre o compromisso feito com a categoria". (DK)



Santas casas



Itamar Borges (PMDB) comentou o lançamento da Frente Parlamentar das Santas Casas que ocorreu durante o 20º Congresso de Presidentes, Provedores, Diretores e Administradores Hospitalares de Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado, no município de Atibaia, no dia 6/5. Ele ainda citou alguns dos objetivos dessa frente parlamentar: "Firmar parceria entre o legislativo e os representantes das santas casas do Estado, propor alternativas para os problemas financeiros, e encaminhar propostas que beneficiem estas instituições." (DK)



Segurança pública



"As consequências vão se apresentando: na madrugada desta segunda-feira, 9/5, uma base da Guarda Civil, na cidade de Santo André, e a sede da 1ª Companhia do 5º Batalhão da PM, no município de São Paulo, foram atacadas", disse Olimpio Gomes (PDT), que sugeriu possível ligação com a saída temporária de presos. Gomes ainda lembrou da CPI da Segurança Pública, que investigaria denúncias de esquema de corrupção na Polícia Civil, e lamentou que não tenha atingido o número mínimo de assinaturas para sua abertura. (DK)



Lei do silêncio



Jooji Hato (PMDB) lembrou do Projeto de Lei 384/2005, limitando a emissão de sons e ruídos emitidos pelas instalações sonoras de veículos automotivos, proposto por ele quando vereador paulista, e parabenizou a ação da PM na madrugada desta segunda-feira, 9/5, acionada por moradores que não conseguiam dormir devido ao som alto vindo da rua, onde acontecia um baile funk. "Além do som em alto volume, muitas vezes as letras das músicas são pornográficas e fazem apologia ao crime. Não podemos permitir que o caos continue". (DK)



Saúde gravíssima



Adriano Diogo (PT) leu editoral do jornal Folha de S. Paulo, publicado no dia 8/5, com o título A Privataria Está de Olho no HC, em que o jornalista Elio Gaspari comenta a intenção de Marcos Fumio Koyama, superintendente do hospital, de elevar de 3% para 12% a taxa de privatização nos atendimentos. O deputado lembrou a aprovação do Projeto de Lei Complementar 45/2010, que permite a destinação de 25% dos leitos e atendimentos de hospitais do SUS a planos de saúde privados. "Não serão apenas 12%, serão 25%", declarou Diogo, e reclamou, "Por essas e por outras é que a situação da saúde do Estado está gravíssima". (DV)



Violência em São Paulo



José Candido (PT) pronunciou-se a respeito dos presidiários que foram liberados para o Dia das Mães e, em vez de passarem o dia com a família, aproveitaram para cometer delitos. Depois, o deputado se referiu à violência no Estado de São Paulo, em especial na Baixada Santista, e reconheceu que ela cresce com a impunidade. Candido disse que deseja que o Estado deixe de ser manchete relacionada ao crime nos jornais. O deputado ainda acusou alguns deputados de serem subordinados ao Governo, por não assinarem determinados pedidos de CPIs. (DV)



Batalha do Legislativo



Marcos Martins (PT) mostrou a capa do jornal Diário do Grande ABC, cuja manchete informa que a região de Diadema tem, em média, uma lei por vereador, "E nós aqui batalhando para aprovar alguns projetos de deputados", criticou. O deputado reclamou que o Legislativo vive em batalha para contribuir com o Estado, segundo ele. Martins pediu que os partidos se juntem para cobrar da Mesa da Assembleia que esta não aceite ingerências do Palácio dos Bandeirantes. "Vamos defender nossos direitos". (DV)



Copa 2014



Donisete Braga (PT) elogiou o seminário realizado, no dia 6/5, na Casa, com o objetivo de discutir a construção dos estádios para a Copa do Mundo de 2014. O deputado classificou como bons o debate e as questões referentes ao transporte e à moradia daqueles que atualmente estão instalados próximos às obras. Braga ressaltou a importância de investir em áreas como a zona leste da capital, o Grande ABC e a Baixada Santista, e procurar fazer com que empresas também invistam nesses locais. Para o deputado, é responsabilidade do poder público pensar em políticas que possam melhorar as condições de várias áreas do Estado, a fim de melhorá-las para 2014. (DV)



Riocentro: 30 anos do atentado



Adriano Diogo (PT) exibiu reportagem do programa Arquivo, da emissora GloboNews, sobre o incidente ocorrido no Riocentro, no dia 30/4/1981. Durante show em comemoração ao 1º de maio, com a participação de milhares de pessoas e grandes nomes da música popular, uma das bombas que estavam no interior de um veículo Puma conduzido por um sargento e um capitão do Exército, explodiu, matando um dos militares. Na ocasião, o governo culpou a esquerda, mas isso não se sustentou. Como disse um dos depoentes: "O inquérito militar foi uma das maiores fraudes políticas da história do Brasil". No programa, foram exibidas imagens que haviam sido censuradas na época. (MF)

alesp