Da Tribuna


05/08/2011 19:29

Compartilhar:


Quarteirão da cultura



Carlos Giannazi (PSOL) comentou a decisão da 8ª Vara de Fazenda Pública da capital de suspender o processo de venda de um terreno público de 20 mil m², conhecido como o quarteirão da cultura, onde se localizam escolas, creche, biblioteca, posto de saúde, Apae, um Centro de Apoio Psicossocial e um teatro. "São oito equipamentos públicos, mas a prefeitura está fazendo uma negociata para entregar esse terreno às grandes empreiteiras. Isso é uma afronta à população que paga impostos." Giannazi informou ter encaminhado pedido de tombamento da área ao Conselho Estadual do Patrimônio Histórico, para impedir que a área seja vendida. (DA)



Escalada da violência



Citando tentativa de ataque a caixas eletrônicos ocorrido, na madrugada de 5/8, na região de Parada de Taipas, na zona norte da capital, que resultou em confronto com a Polícia Militar, Olimpio Gomes (PDT) expressou sua preocupação com o fato de os cerca de 15 marginais envolvidos terem demonstrado alto nível de organização e estarem fortemente armados. O deputado lamentou o fato de os marginais conseguirem armas avançadas de forma ilícita, que não estão disponíveis para a segurança da população. Gomes criticou ainda as estatísticas do governo estadual, que apontam queda no número de homicídios, mas crescimento dos latrocínios. (MF)



Tolerância zero



Segundo Jooji Hato (PMDB), o Hospital do Câncer A.C. Camargo, na capital, realizou pesquisa com 350 pacientes, dos quais 54% dos diagnosticados com câncer de cabeça e pescoço declararam que continuam a consumir álcool e 46% continuam fumando ou usando drogas. "As drogas são o flagelo do século e não se combate a violência sem combatê-las. Sou um soldado em defesa da tolerância zero, para assegurar um bem maior, a saúde e o direito à vida". Ele divulgou evento que acontecerá na praça Kantuta, na capital, dia 7/8, onde haverá orientação para a população sobre os riscos do uso de drogas e do consumo abusivo de álcool. (DA)



Servidores desprezados



"Continua em curso a construção da política de desvalorização, ataque, desprezo e ódio ao servidor público do Estado de São Paulo das mais variadas áreas", disse Carlos Giannazi (PSOL). O deputado afirma que, além de arrochar os salários dos servidores, o governo faz propaganda enganosa nos veículos de comunicação, dizendo que vai dar reajuste salarial ou até aumento para diversas categorias de servidores. "Os projetos prometidos ainda não chegaram à Casa. E vão precisar ser aperfeiçoados com emendas dos deputados para a correção das porcentagens que o governo apresentou." (GN)



Bodas de ouro



Jooji Hato (PMDB) participou, no dia 5/8, das comemorações dos 50 anos do Hospital Santa Marcelina. Quando vereador, a irmã Josefina Raviere procurou o parlamentar pedindo ajuda para a compra de remédios e a melhora no atendimento. Para Hato, se o Estado tivesse uma política de combate à violência, os hospitais filantrópicos não enfrentariam tantos problemas financeiros. "Vivemos algo semelhante à guerra na Bósnia." O parlamentar defende a proibição da venda de bebidas alcóolicas a menores. (LP)



Reajuste da polícia



Olimpio Gomes (PDT) informou que, no dia 15/7, o governador convocou a imprensa para informar o encaminhamento à Assembleia de projeto de lei concedendo reajuste salarial para a polícia de São Paulo e agentes penitenciários, que gira em torno de 15% para este ano e 11% para 2012. "Centenas de policiais, pensionistas, aposentados e agentes penitenciários entram em contato com o nosso gabinete perguntando quando será a votação da proposta. Conforme a Constituição Estadual, o reajuste dos servidores é de competência exclusiva do Executivo. Então, senhor governador, vamos cumprir a palavra." (GN)

alesp