Programa de atendimento geriátrico beneficiará idosos nos hospitais da rede pública


17/12/2001 15:43

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

Foi aprovado no último dia 15/12, depois de examinado pelas Comissões de Constituição e Justiça, Saúde e Higiene e Finanças e Orçamento, o Projeto de Lei 415/99, de autoria do deputado Márcio Araújo (PL), que institui o Programa de Atendimento Geriátrico nos hospitais públicos estaduais.

"As filas quilométricas de idosos que diariamente procuram os hospitais em busca de atendimento terão fim. Centenas de pacientes da terceira idade serão beneficiados com medidas que lhes prestarão atendimento especial e diferenciado, diz Araújo. Entre as medidas indicadas, figura a criação de um sistema de consultas exclusivamente voltado para atendimento geriátrico que prevê o aumento de, no mínimo, 50 consultas diárias, facilitando o acesso direto do paciente e a realização de exames.

Para o autor da proposta, a prevenção, além de proporcionar o aumento da longevidade, é muito menos onerosa aos cofres públicos do que o efetivo tratamento da doença. Segundo ele, "os idosos precisam de um atendimento preventivo de qualidade voltado para a promoção de sua saúde ".

Araújo justifica que o Brasil conta hoje com cerca de sete milhões de idosos, dos quais parcela considerável encontra-se no Estado de São Paulo. Majoritariamente feminina, de condição econômica precária, baixos níveis de escolaridade e de organização social, a população de idosos tem sido vítima de falta de infra-estrutura para atendimento de suas necessidades.

O programa prevê também a realização de convênios com entidades da iniciativa privada e sociedade civil para o cumprimento da proposta, além da intensificação de realização de campanhas preventivas.

alesp