Líderes partidários têm boa expectativa quanto à futura gestão do Estado


01/01/2007 17:14

Compartilhar:


O Agência de Notícias da Assembléia entrevistou os atuais líderes partidários das três legendas mais votadas para a próxima legislatura. Eles falaram sobre suas expectativas quanto à gestão de José Serra à frente do Estado de São Paulo e sobre o Orçamento para 2007.

Segundo Ricardo Tripoli (PSDB), Serra reúne todas as condições necessárias para ser o melhor governador que São Paulo já teve. "Com um currículo político invejável, Serra será capaz de agilizar ações públicas, uma vez que também conta com um secretariado de peso." Tripoli disse que São Paulo pode esperar um governo voltado para as questões sociais, pois o governador sempre demonstrou preocupação com essa área em mandatos anteriores.

Quanto ao Orçamento para 2007, Tripoli disse que, ultrapassada a crise político-eleitoral, os acordos com as bancadas de oposição devem avançar. Com relação às emendas aprovadas pela Casa à Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2007, o líder do PSDB disse que alguns pontos deverão ser vetados, porque o Orçamento previsto para 2007 não comportará determinados custos.

Enio Tatto (PT) espera que Serra resolva os problemas do Estado, sobretudo os relativos à segurança pública. "Por exemplo, que a Febem não mude apenas de nome, mas seja remodelada." Tatto também deseja o aprimoramento da Educação, uma vez que, segundo o líder, o ensino em São Paulo não pode ficar relegado ao oitavo lugar na classificação do Enem. "Tomara que o governador promova melhor distribuição de renda no Estado mais rico da Federação, mas que conta com muitos bolsões de pobreza."

Sobre o Orçamento para 2007, cujo projeto deve ser votado pela Assembléia em fevereiro, Tatto afirmou que Serra é um político hábil, que respeita a autonomia dos poderes e que provavelmente aceitará aquilo que for acordado sobre a votação da matéria.

Para Edmir Chedid (PFL), governo novo sempre é expectativa de algo bom, como enxugamento da máquina administrativa e verificação de custos das compras realizadas pelo Estado. Além disso, Chedid espera uma gestão firme, de forma que o governo possa investir mais, inclusive no reajuste salarial do funcionalismo.

O líder do PFL, relator do projeto do Orçamento para 2007, disse acreditar num acordo em torno da proposta, pois o Legislativo já vem dialogando com o governador Serra. "Espero concluir o parecer até o próximo dia 25/1, para que o Plenário possa apreciar o projeto no início de fevereiro."

alesp